Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-03-2009

Sudão disposto a receber 'novos sócios humanitários'
O Sudão está disposto a receber 'novos sócios' humanitários para substituir as ONGs inernacionais que foram expulsas de Darfur, informou nesta quinta-feira
Sudão disposto a receber 'novos sócios humanitários'
Foto: AFP

TRÍPOLI, Líbano (AFP) — O Sudão está disposto a receber 'novos sócios' humanitários para substituir as ONGs inernacionais que foram expulsas de Darfur, informou nesta quinta-feira o chanceler sudanês Deng Alor ao término de uma visita do presidente Omar al-Bashir à Líbia.

O comunicado divulgado pela agência oficial líbia Jana não precisa que tipo de acordo nesse sentido seria feito nem quais seriam esses "sócios" ou países envolvidos.

"O número um líbio Muamar Khadafi e seu colega sudanês Omar al-Bashir "estão de acordo em trabalhar conjuntamente para preencher o vazio humanitário em Darfur", acrescenta o comunicado.

Al-Bashir, objeto de uma ordem de prisão da Corte Penal Internacional (CPI) por crimes contra a humanidade, desembarcou nesta quinta-feira na Líbia, em mais um desafio à comunidade ocidental.

Mais cedo, um funcionário da presidência informara que Bashir visitaria a Etiópia nesta quinta-feira, mas o presidente sudanês viajou para a Líbia.

"Ele está atualmente na Líbia", afirmou à AFP Imad Said Ahmed, da secretaria de imprensa da presidência. A informação foi confirmada pelo porta-voz do presidente, Fadel Mahjub.

Esta é a terceira viagem de Bashir desde a emissão da ordem de prisão, no dia 4 de março, todas realizadas esta semana. Na segunda-feira ele visitou a Eritreia e dois dias depois o Egito, onde se reuniu com o presidente Hosni Mubarak.

A prisão foi pedida por crimes de guerra e crimes contra a humanidade em Darfur, região do este do Sudão em guerra civil desde 2003.

Sudão disposto a receber 'novos sócios humanitários'.

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir