Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-03-2009

Brown se compromete com Lula e Obama a manter empregos
O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, afirmou hoje em S�o Paulo que se comprometeu com o presidente Luiz In�cio Lula da Silva...
Brown se compromete com Lula e Obama a manter empregos
Foto: http://www.gastronomydomine.com

S�o Paulo, 26 mar (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, afirmou hoje em S�o Paulo que se comprometeu com o presidente Luiz In�cio Lula da Silva e o governante dos Estados Unidos, Barack Obama, a "ajudar o povo" a manter seus empregos no meio da crise mundial.

"Conversei com o presidente Obama e com o presidente Lula e estamos determinados a ajudar o povo, as pessoas, a manter seus empregos", ressaltou Brown em S�o Paulo, onde encerrou uma visita de um dia ao Brasil.

Nesse sentido, destacou que na C�pula do Grupo dos Vinte (G20, que re�ne os pa�ses e principais emergentes), que ser� realizada no dia 2 de abril em Londres, as pot�ncias "est�o dispostas a trabalhar juntas".

"A prioridade � uma agenda global. Lula tem uma agenda definida, mas ele quer trabalhar com o resto do mundo. A reuni�o n�o tem como fracassar quando as maiores 20 economias do mundo se re�nem querendo um mesmo objetivo", ressaltou o l�der brit�nico.

Brown visitou hoje o Brasil, onde primeiro se encontrou com Lula em Bras�lia e depois viajou para S�o Paulo para conhecer o Museu do Futebol e participar de um evento na Funda��o Armando �lvares Penteado (FAAP).

Durante a palestra para universit�rios, Brown destacou o "momento" vivido pelo Brasil e seu papel nas decis�es globais como a d�cima maior economia do mundo.

"� justo que o Brasil esteja nas conversas futuras de consenso global. Temos que equilibrar a economia", afirmou o premi�, em alus�o � c�pula do G20, da qual ser� anfitri�o.

Brown criticou ainda a posi��o do Fundo Monet�rio Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM) frente � crise.

"Temos que tratar as coisas com mais transpar�ncia, ser mais abertos �s mudan�as. O G20 ser� visto como um est�mulo fiscal, um novo internacionalismo para ajudar as fam�lias que perderam o emprego e est�o em uma tempestade que n�o provocaram", declarou.

O secret�rio (ministro) de Estado para Neg�cios, Empresas e Reforma Regulat�ria, Peter Mandelson, que acompanhou Brown na visita ao Brasil, afirmou no mesmo ato que, em "termos de governabilidade global, j� acabou" a era do Grupo dos Oito (G8, que re�ne as oito principais economias do mundo).

"A c�pula de Londres marca o in�cio de uma nova forma de decidir as coisas no mundo", acrescentou Mandelson. EFE

Brown se compromete com Lula e Obama a manter empregos.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, afirmou hoje em S�o Paulo que se comprometeu com o presidente Luiz In�cio Lula da Silva...


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir