Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-03-2009

Greve tem 12 ônibus depredados em Niterói e São Gonçalo
Motoristas enfrentaram congestionamento por causa da greve de ônibus em Niterói
Greve tem 12 ônibus depredados em Niterói e São Gonçalo
Foto: Tássia Thum/G1

A greve de ônibus em cinco municípios do estado do Rio já teve 12 ônibus depredados, segundo a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio de Janeiro (Fetranspor). O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passageiros de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac), no entanto, diz desconhecer os episódios e afirma ser contra manifestações violentas no movimento.

Os dois órgãos se desentendem ainda quanto ao número de coletivos que estariam circulando nas cidades que aderiram à greve. Enquanto a Fetranspor afirma que 70% dos ônibus já teriam voltado a circular em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá, na Região Metropolitana, e Maricá, na Região dos Lagos, o Sintronac reitera que somente os 30% exigidos pela lei estariam nas ruas.

Motoristas, cobradores e fiscais cobram um aumento salarial de 10%.
Trânsito

A situação começou a entrar nos eixos no tráfego de Niterói no final da manhã desta sexta-feira (27). A ponte Rio-Niterói e as barcas já voltaram ao fluxo normal de circulação.

Mais cedo, algumas vans passavam com até quatro pessoas em pé, e poucos ônibus circulavam lotados pela cidade. Segundo os usuários, o problema maior é nas linhas que fazem o trajeto Niterói-São Gonçalo e que rodam em Niterói. Muita gente faz fila nos pontos de ônibus na esperança de conseguir uma condução.

Greve

Durante a madrugada, motoristas que tentavam continuar o trabalho eram impedidos pelos grevistas. Houve tumulto. A polícia chegou para garantir a segurança, e a situação foi controlada.

Mesmo assim nenhum ônibus voltou às ruas. Até os que se dirigiam ao ponto final, apenas, para deixar os passageiros, tiveram que ficar pelo caminho. Todo mundo era obrigado a descer fora do local de desembarque.

Os pontos de ônibus da cidade ficaram cheios e os usuários foram pegos de surpresa. Sem o transporte regular, táxis e vans viraram as alternativas. O que não diminuiu a ansiedade e angústia de muitos passageiros. Alguns motoristas de carros particulares também aproveitaram para fazer lotações.

Greve tem 12 ônibus depredados em Niterói e São Gonçalo, diz Fetranspor
Segundo a federação, veículos foram atingidos em frente às garagens.
Sindicato nega e diz ser contra violência no movimento.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir