Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-03-2009

Obama diz que situação no Afeganistão é "cada vez mais perigosa"
Soldados americanos fazem patrulha nos arredores da base aérea Bagram, perto de Cabul, em fevereiro passado
Obama diz que situação no Afeganistão é
Foto: AFP

Washington, 27 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que "a situação é cada vez mais perigosa" no Afeganistão, e a região fronteiriça é o lugar "de mais risco do mundo" para os americanos.

O líder americano disse que a rede terrorista Al Qaeda encontrou um refúgio na zona fronteiriça para tramar novos atentados, por isso "a segurança de todo o mundo está em jogo".

A nova estratégia, "mais firme, mais inteligente e exaustiva", afirmou Obama, se centrará também no Paquistão, porque, segundo ele, "o futuro do Afeganistão está ligado ao de seu vizinho".

Assim, disse, procura um aumento da ajuda ao Paquistão, que será condicionada a que esse país aumente seus esforços na luta contra os insurgentes e no respeito às autoridades democráticas.

Obama pretende triplicar a ajuda anual ao Paquistão, para US$ 1,5 bilhão anuais.

O presidente anunciou também o envio de mais 4 mil soldados ao Afeganistão, que se juntarão aos reforços já anunciados de 17 mil homens.

Este novo contingente terá como objetivo o treinamento das forças afegãs.

Ao mesmo tempo, este reforço será complementado com "um aumento drástico em nosso esforço civil" e os EUA enviarão centenas de funcionários especialistas em agricultura, justiça e educação.

Para medir o progresso conseguido e garantir que "não insistimos em manter o mesmo caminho em vão", prometeu, se estabelecerão uma série de parâmetros que avaliarão as conquistas no treinamento das tropas afegãs, o crescimento da economia desse país e o progresso na luta contra os insurgentes.

O Governo americano também "pedirá aos outros que cumpram sua parte" e, na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), na próxima semana, solicitará "não simplesmente tropas, mas capacidades definidas claramente: o apoio às eleições afegãs, o treinamento das forças afegãs e um maior compromisso civil com o povo afegão".

Obama anunciou também um novo grupo de contato, junto à ONU, para o Afeganistão e o Paquistão, que incluirá os aliados da Otan, os Estados centro-asiáticos, os países do Golfo, Irã, Rússia, Índia e China.

"Nenhum desses países se beneficia da existência de uma base para os terroristas da Al Qaeda e que a região caia no caos. Todos se beneficiam com a promessa de uma paz duradoura, de segurança e de desenvolvimento", disse. EFE

Obama diz que situação no Afeganistão é "cada vez mais perigosa".

Soldados americanos fazem patrulha nos arredores da base aérea Bagram, perto de Cabul, em fevereiro passado.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir