Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 28-03-2009

Brawn GP é a quarta equipe da história da Fórmula 1 a estrear na pole position
Brawn GP iguala marca histórica na Fórmula 1
Brawn GP é a quarta equipe da história da Fórmula 1 a estrear na pole position
Foto:Agência/Reuters

Rafael Lopes

A Brawn GP, grande surpresa na atual temporada da Fórmula 1, é apenas a quarta equipe a conseguir uma pole position em sua estreia na categoria. Isto é um fenômeno bem raro, já que duas vezes aconteceram na mesma temporada, em 1970, há 39 anos, e a outra, em 1954, exatos 45 anos atrás.

A March conseguiu a pole no GP da África do Sul de 1970 com o escocês Jackie Stewart. A equipe conseguiu sua primeira vitória na segunda prova. No mesmo ano, foi a vez da Tyrrell estrear com a primeira posição no grid de largada, também com Sir Jackie, no GP do Canadá. O time, no entanto, só venceria no ano seguinte, 1971, em sua sexta corrida, ainda com o escocês. Em 1954, a Mercedes estreou com a pole de Juan Manuel Fangio e o segundo lugar de Karl Kling.

Com a primeira fila, os pilotos da Brawn GP também conseguiram marcas pessoais. Jenson Button encerrou um jejum de exatos três anos. Ele não marcava uma pole position desde o GP da Austrália de 2006, quando ainda corria na Honda. Barrichello, por sua vez, não saía em uma primeira fila em um grid de largada na Fórmula 1 desde o GP do Brasil de 2004, quando foi o pole. Desde então, ele disputou 72 GPs sem conseguir largar em primeiro ou segundo.

A Rede Globo transmite o GP da Austrália no domingo, às 3h (horário de Brasília), com narração de Cléber Machado, comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti, e reportagens de Carlos Gil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha, em Tempo Real, com narração de Luca Toni, a luta pela pole e a prova.

Brawn GP é a quarta equipe da história da Fórmula 1 a estrear na pole position
Jenson Button e Rubens Barrichello dominam primeira fila na Austrália

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir