Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-03-2009

Setenta e nove cidades do país apagam as luzes contra o aquecimento global
A ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, em São Paulo, também vai participar da "Hora do Planeta".
Setenta e nove cidades do país apagam as luzes contra o aquecimento global
Foto: Marcos Leal/Wikimedia Commons

Para manifestar sua preocupação contra o aquecimento global, pelo menos nove capitais brasileiras apagarão as luzes de seus principais pontos turísticos neste sábado (28). O ato faz parte da campanha "Hora do Planeta", organizada pela rede de ONGs WWF, em que pessoas, governos e empresas apagarão as luzes das 20h30 às 21h30 contra as mudanças climáticas.

Entre as 79 cidades que participarão da campanha no Brasil estão Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Manaus, Rio Branco e Belém. Serão apagados ícones nacionais como o Cristo Redentor, a Esplanada dos Ministérios e a Ponte Estaiada, em São Paulo.

Símbolos da Amazônia também terão suas luzes desligadas. Em Manaus, será o Teatro Amazonas, enquanto Belém apagará o Mercado Ver-o-peso e Rio Branco deixará no escuro o Palácio Rio Branco.

Desmatamento e efeito estufa


Apesar de o ato simbólico ser o apagar das luzes – pois em muitos países a energia é gerada a partir do carvão, emitindo muitos gases causadores de efeito estufa –, no Brasil a principal contribuição ao aquecimento global vem do desmatamento. Segundo o WWF, 75% das emissões nacionais de gás carbônico são causadas pela destruição do cerrado e da Amazônia.

Um dos objetivos do WWF com a "Hora do Planeta" é pressionar os países a estabelecer metas rígidas de emissões de gases poluentes, mantendo o aquecimento global abaixo de 2ºC. Em dezembro, na Dinamarca, ocorre a 15ª Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, onde os países poderão chegar a um acordo sobre metas de redução da poluição.

Ao redor do globo


No mundo todo, o WWF calcula que 2.848 cidades de 84 países participarão do ato simbólico. As Ilhas Chatham, 800 km da cidade da Nova Zelândia, serão o primeiro lugar do mundo a participar, pois estão no primeiro fuso horário mundial.

Aos cidadãos que quiserem contribuir com a "Hora do Planeta", o WWF recomenda que convidem parentes, amigos e vizinhos para apagarem as luzes da sala no horário combinado, expressando a todos que conseguem ver as suas janelas a sua preocupação com o aquecimento global.

Setenta e nove cidades do país apagam as luzes contra o aquecimento global
Cristo Redentor, Ponte Estaiada e Teatro Amazonas serão apagados.
Manifestação ocorre neste sábado (28), entre 20h30 e 21h30.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir