Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 29-03-2009

A Hora do Planeta mobiliza 79 Cidades no Brasil
S�mbolos da Amaz�nia tamb�m ter�o suas luzes desligadas. Em Manaus, ser� o Teatro Amazonas, enquanto Bel�m apagar� o Mercado Ver-o-peso e Rio Branco deixar� no escuro o Pal�cio Rio Branco.
A Hora do Planeta mobiliza 79 Cidades no Brasil
Foto: Caroline Oliveira/Arquivo Pessoal

O ministro do Meio Ambiente participou neste domingo, no Rio de Janeiro, do evento Hora do Planeta, organizado pela ONG WWF. A campanha promoveu um apag�o de uma hora, em diversas partes do mundo, contra o aquecimento global. Carlos Minc afirmou que, mesmo que cada um fa�a sua parte, a temperatura do planeta aumentar� dois graus, at� o fim do s�culo.

Em refer�ncia � pr�xima confer�ncia mundial sobre o clima, na Dinamarca, no final deste ano, o ministro disse que o mundo est� longe de um acordo sobre o aquecimento global. E destacou a import�ncia do Brasil nas negocia��es entre pa�ses ricos e em desenvolvimento.

Para manifestar sua preocupa��o contra o aquecimento global, pelo menos nove capitais brasileiras apagar�o as luzes de seus principais pontos tur�sticos neste s�bado (28). O ato faz parte da campanha "Hora do Planeta", organizada pela rede de ONGs WWF, em que pessoas, governos e empresas apagar�o as luzes das 20h30 �s 21h30 contra as mudan�as clim�ticas.


Entre as 79 cidades que participar�o da campanha no Brasil est�o Rio de Janeiro, S�o Paulo, Bras�lia, Curitiba, Florian�polis, Porto Alegre, Manaus, Rio Branco e Bel�m. Ser�o apagados �cones nacionais como o Cristo Redentor, a Esplanada dos Minist�rios e a Ponte Estaiada, em S�o Paulo.

Apesar de o ato simb�lico ser o apagar das luzes � pois em muitos pa�ses a energia � gerada a partir do carv�o, emitindo muitos gases causadores de efeito estufa �, no Brasil a principal contribui��o ao aquecimento global vem do desmatamento. Segundo o WWF, 75% das emiss�es nacionais de g�s carb�nico s�o causadas pela destrui��o do cerrado e da Amaz�nia.

Um dos objetivos do WWF com a "Hora do Planeta" � pressionar os pa�ses a estabelecer metas r�gidas de emiss�es de gases poluentes, mantendo o aquecimento global abaixo de 2�C. Em dezembro, na Dinamarca, ocorre a 15� Conven��o da ONU sobre Mudan�as Clim�ticas, onde os pa�ses poder�o chegar a um acordo sobre metas de redu��o da polui��o.

S�mbolos da Amaz�nia tamb�m ter�o suas luzes desligadas. Em Manaus, ser� o Teatro Amazonas, enquanto Bel�m apagar� o Mercado Ver-o-peso e Rio Branco deixar� no escuro o Pal�cio Rio Branco.

79 cidades do pa�s apagam as luzes na Hora do Planeta

Ao redor do globo



No mundo todo, o WWF calcula que 2.848 cidades de 84 pa�ses participar�o do ato simb�lico. As Ilhas Chatham, 800 km da cidade da Nova Zel�ndia, ser�o o primeiro lugar do mundo a participar, pois est�o no primeiro fuso hor�rio mundial.

Aos cidad�os que quiserem contribuir com a "Hora do Planeta", o WWF recomenda que convidem parentes, amigos e vizinhos para apagarem as luzes da sala no hor�rio combinado, expressando a todos que conseguem ver as suas janelas a sua preocupa��o com o aquecimento global.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir