Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-03-2009

Secretário-geral da ONU pede que Sudão readmita ONGs
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje que o presidente sudanês, Omar al-Bashir...
Secretário-geral da ONU pede que Sudão readmita ONGs
Foto: http://www.estadao.com.br

Doha, 30 mar (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje que o presidente sudanês, Omar al-Bashir, readmita em seu território as 13 ONGs que expulsou do país depois que o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu uma ordem de detenção contra ele.

"Peço às autoridades sudanesas que revoguem essa decisão que afeta mais de 1 milhão de pessoas", disse Ban aos líderes dos países da Liga Árabe reunidos em Doha hoje e amanhã na cúpula desse organismo.

Além disso, Ban pediu que os Estados presentes na reunião, entre eles o Sudão, superem as tensões relacionadas à decisão do tribunal internacional, anunciada em 4 de março e vinculada ao papel de Bashir no conflito em Darfur.

O secretário-geral destacou que os esforços dos ministérios sudaneses, da ONU e das ONG que permanecem em Darfur não bastam para combater a situação de crise humana na região sudanesa.

Nesse sentido, lembrou que o Conselho de Segurança da ONU aprovou na quinta-feira passada uma declaração reivindicando que Cartum reconsidere sua decisão de expulsar as ONGs.

Apesar das especulações de Ban pudesse não ir à cúpula árabe devido à presença de Bashir, o secretário-geral compareceu, em um dos momentos mais esperados da reunião.

Ban também pediu que continuem as conversas de paz entre o Governo de Cartum e o rebelde Movimento pela Justiça e Igualdade (MJI), que começaram em fevereiro, em Doha.

O conflito em Darfur causou de 2003 até o momento mais de 300 mil mortes e deixou cerca de 2,5 milhões de deslocados. EFE

Secretário-geral da ONU pede que Sudão readmita ONGs.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje que o presidente sudanês, Omar al-Bashir...


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir