Categoria Economia  Noticia Atualizada em 30-03-2009

Rascunho de comunicado da reunião do G20 prevê recuperação
Manifestantes carregam faixa com a frase "Deixe os ricos pagarem pela crise" durante protesto em Barcelona
Rascunho de comunicado da reunião do G20 prevê recuperação
Foto: AFP

Os dirigentes do G20, que se reúnem na próxima quarta-feira (2), em Londres, preveem que a economia global voltará a crescer no final de 2010, segundo o rascunho de um comunicado relacionado à reunião, publicado neste domingo (29) pelo jornal britânico "Financial Times".

O comunicado de 24 pontos reitera o compromisso dos membros do G20 de evitar o protecionismo, mas foi considerado pouco preciso sobre como será elaborado um pacote de estímulo orçamentário para garantir o retorno da expansão econômica.

O comunicado afirma que uma "crise global exige uma solução global", segundo o "FT". "Nós estamos determinados a restaurar o crescimento agora, a resistir o protecionismo e a reformar nossos mercados e instituições para o futuro. Estamos determinados a garantir que essa crise não se repita."

Medidas

No rascunho, os dirigentes acrescentam que as medidas nacionais de reativação orçamentária adotadas por diversos países do G20 aumentarão a produção mundial de mais de 2 pontos percentuais e criarão mais de 20 milhões de empregos.

Os dirigentes acrescentam que, com medidas de apoio aos sistemas orçamentários e bancários, assim como o crescimento do repasse de recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia mundial poderá crescer até o fim do próximo ano.

Rascunho de comunicado da reunião do G20 prevê recuperação em 2010
Texto foi obtido pelo jornal britânico "Financial Times".
Países também vão renovar compromisso de combater protecionismo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir