Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 30-03-2009

Tripulação do ônibus espacial Discovery prepara retorno à Te
A tripulação do ônibus espacial Discovery já fechou as portas da nave em preparação para pouso neste sábado na área em torno do Centro Espacial
Tripulação do ônibus espacial Discovery prepara retorno à Te
Foto: Abril

CABO CANAVERAL, Flórida (Reuters) - A tripulação do ônibus espacial Discovery já fechou as portas da nave em preparação para pouso neste sábado na área em torno do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. O pouso está marcado para às 14h39 (horário de Brasília). Diretores da viagem esperam ter o ônibus espacial, que está em órbita há 13 dias, em solo antes de uma camada de nuvens que está se deslocando para o litoral engrossar.

Brasileiro passa 3 vezes mais tempo na Web que vendo TV--estudo

SíO PAULO (Reuters) - Uma pesquisa realizada pela Deloitte e divulgada nesta sexta-feira afirma que os brasileiros passam três vezes mais tempo por semana conectados à Internet do que assistindo à televisão. O estudo "O Futuro da Mídia" está na terceira edição, mas esta foi a primeira em que o Brasil foi inserido entre os outros países pesquisados: Estados Unidos, Japão, Alemanha e Grã-Bretanha. Dos 9 mil entrevistados, 1.022 eram brasileiros.

ANÁLISE-Crise não deterá avanço das telecomunicações na América Latina

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Nem mesmo uma das piores crises econômicas das últimas décadas deterá a expansão das telecomunicações latino-americanas este ano, ainda que os consumidores, com menos dinheiro no bolso, devam reduzir sua demanda e propiciar um ritmo de crescimento menor. Os mais recentes resultados anunciados pelas empresas de telecomunicações da região demonstram que a América Latina continua tão faminta por celulares e serviços de Internet como no passado recente.

Nvidia reage com processo contra Intel em batalha de licenças

SAN FRANCISCO (Reuters) - A produtora de chips gráficos Nvidia reagiu a uma ação judicial da Intel com um processo contra a companhia por violação de contrato, na quinta-feira, alegando que a Intel havia feito declarações enganosas cujo objetivo era solapar seus direitos de licenciamento. O processo solicita a revogação da licença concedida à Intel para uso de patentes da Nvidia relacionadas a processamento gráfico e computação tridimensional, em resposta a um processo correlato aberto pela Intel no mês passado.

Toshiba e Sharp estudam trabalhar juntas em energia solar

TÓQUIO (Reuters) - Os grupos japoneses Toshiba e Sharp disseram nesta sexta-feira que estão considerando trabalhar juntos no segmento de baterias movidas a energia solar, devido à crescente demanda por fontes de energia limpas. A notícia elevou as ações de ambas as companhias. A crise financeira cortou grande parte dos financiamentos de novos projetos desde o final do ano passado, mas empresas de bateria solar ainda estão correndo para aumentar sua capacidade, uma vez que os governos no mundo inteiro apóiam a expansão de sistemas de energia limpa para reduzir a emissão de gases poluentes.

Executivo da Samsung nos EUA dá esperança ao setor de chips

SAN JOSE, Califórnia (Reuters) - A Samsung projeta escassez de suprimento no mercado mundial de chips de memória, depois dos severos cortes de produção do ano passado, o que ecoa a opinião de alguns observadores setoriais que esperam que uma virada surja em breve nesse traumatizado setor. Jim Elliott, vice-presidente de marketing de memória da Samsung para as Américas, também disse à Reuters na quinta-feira que acreditava que a oferta de chips de memória flash NAND --usados em players digitais de música como o iPod, da Apple, e em celulares-- subisse apenas entre 30 por cento e 40 por cento em 2009.

Hitachi fecha unidade de TV de plasma na República Tcheca

PRAGA (Reuters) - A Hitachi, fabricante de eletrônicos do Japão, vai fechar sua unidade produtora de televisões de plasma na República Tcheca devido à queda dos preços e da demanda em um contexto de declínio econômico, informou a unidade tcheca nesta sexta-feira. A unidade, que emprega 800 funcionários, deve ser fechada até o fim de março, de acordo com comunicado divulgado. Não foram divulgados os dados de produção da fábrica no ano passado, mas o informe divulgou que as encomendas caíram dramaticamente nos últimos seis meses.

Philips diz que fraqueza atingiu todos os setores no 1o tri

AMSTERDí, Holanda (Reuters) - O presidente-executivo da Philips Electronics, Gerard Kleisterlee, disse nesta sexta-feira que todos os três mercados do grupo mostraram ainda mais fraqueza no primeiro trimestre de 2009 frente ao período anterior. "Os pacotes de estímulo econômico alcançando bilhões em muitos países ainda não tiveram um visível efeito positivo", disse Kleisterlee durante a reunião anual de acionistas da companhia. A empresa atua nos segmentos eletroeletrônico, de iluminação e de equipamentos hospitalares.

ENTREVISTA-Presidente da Ceitec tem metas ousadas para 1a estatal de chip

PORTO ALEGRE (Reuters) - Na véspera de assumir a presidência da Ceitec, primeira estatal brasileira do ramo da microeletrônica, o alemão Eduard R. Weichselbaumer tem planos ousados para colocar uma pequena empresa no mapa do comércio internacional da alta tecnologia. "Gosto de fazer uma coisa a partir do zero e aqui (na Ceitec) temos um bom começo", disse Weichselbaumer à Reuters.

Esperança do setor de computação está nas nuvens

LONDRES (Reuters) - Ninguém consegue definir com facilidade. Mas a próxima fase da revolução da computação está surgindo das cinzas da atual crise econômica. A nova abordagem provê poder de computação como serviço via Web, mais ou menos como uma empresa de eletricidade fornece energia, em lugar de fazer com que os consumidores comprem computadores que eles mesmos administram.

Tripulação do ônibus espacial Discovery prepara retorno à Terra.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir