Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-03-2009

OIT prevê aumento de 50 milhões de desempregados este ano
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que haverá um aumento de 50 milhões de desempregados no mundo...
OIT prevê aumento de 50 milhões de desempregados este ano
Foto: http://www.sjds.rs.gov.br

Roma, 30 mar (EFE).- A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que haverá um aumento de 50 milhões de desempregados no mundo todo durante este ano, segundo um documento apresentado hoje, em Roma, durante a reunião dos ministros de Trabalho do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais desenvolvidos e a Rússia).

Para a OIT, existe um risco de recessão prologada no mercado do trabalho por causa da crise e poderá se prolongar durante quatro ou cinco anos depois da recuperação econômica.

As perspectivas também não são otimistas para a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que prevê uma modesta recuperação na primeira metade de 2010, após um arrefecimento em 2009.

A reunião, realizada em Roma desde ontem e que terminará amanhã, procura possíveis intervenções tanto estatais quanto internacionais para enfrentar o problema do desemprego e apoiar as famílias mais desfavorecidas.

Além dos ministros de Trabalho do G8, foram convidados ao encontro os representantes de países com economias emergentes, como Brasil, China, Egito, África do Sul, México e Índia.

Também há a participação do secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, e do diretor-geral da OIT, Juan Somavía.

O subdiretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), John Lipsky, e o comissário para Assuntos Sociais da União Europeia, Vladimir Spidla, também assistem ao encontro. EFE

OIT prevê aumento de 50 milhões de desempregados este ano.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que haverá um aumento de 50 milhões de desempregados no mundo...


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir