Categoria Economia  Noticia Atualizada em 30-03-2009

Bolsas da Ásia fecham em forte queda por temor com montadoras
As bolsas de valores da Ásia terminaram no menor patamar em quatro semanas nesta segunda-feira...
Bolsas da Ásia fecham em forte queda por temor com montadoras
Foto: http://jovempan.uol.com.br

Por Rafael Nam

HONG KONG (Reuters) - As bolsas de valores da Ásia terminaram no menor patamar em quatro semanas nesta segunda-feira, enquanto os Treasuries avançaram após uma comissão do governo dos Estados Unidos ter rejeitado resgates para as montadoras General Motors e Chrysler.

O anúncio feito pela comissão de veículos da Casa Branca marcou uma forte reviravolta para as empresas e elevou as perspectivas de falência, que pode debilitar ainda mais a já fragilizada economia norte-americana.

As notícias espalharam uma nova onda de aversão a risco entre os investidores, o que impulsionou o iene e os Treasuries dos EUA, mas interrompeu a alta das ações iniciada no começo do mês diante do otimismo de que a economia global poderia estar se recuperando.

As notícias sobre as montadoras norte-americanas surgem no começo de uma semana agitada marcada pela cúpula do G20, em Londres, por uma reunião do Banco Central Europeu, e dados sobre emprego nos Estados Unidos.

"Qualquer coisa que seja entendida como rejeição em termos de pacotes de resgate nesses dias não é muito bem assimilada...e tende a assombrar o mercado um pouco", disse David Spry, gerente de pesquisa da F.W. Holst, em Sydney.

O índice MSCI que reúne as principais bolsas de região Ásia-Pacífico com exceção do Japão despencava às 8h30 (horário de Brasília) 4,54, ampliando perdas após as notícias sobre o setor automotivo. O recuo é o maior desde o declínio de 4,3 por cento em 2 de março, quando temores sobre a seguradora AIG derrubaram os mercados acionários globais.

"Nós ainda não estamos fora de perigo enquanto o panorama econômico continuar. As perdas de emprego estão se acumulando nos Estados Unidos", afirmou Stephen Roberts, economista da Nomura, em Sydney.

O índice Nikkei, de TÓQUIO, caiu 4,53 por cento, acompanhando a retração de 9,4 por cento da produção industrial japonesa em fevereiro.

A bolsa de SYDNEY perdeu 1,85 por cento, enquanto TAIWAN retrocedeu 3,43 por cento e CINGAPURA se desvalorizou em 4,15 por cento.

O índice de XANGAI registrou declínio de 0,69 por cento, o de SEUL caiu 3,24 por cento e o de HONG KONG recuou 4,70 por cento.

Bolsas da Ásia fecham em forte queda por temor com montadoras.

As bolsas de valores da Ásia terminaram no menor patamar em quatro semanas nesta segunda-feira...


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir