Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-03-2009

Bashir reafirma decisão de expulsar ONGs do Sudão
O presidente sudanês, Omar al-Bashir, reafirmou hoje sua decisão de expulsar 13 ONGs do Sudão...
Bashir reafirma decisão de expulsar ONGs do Sudão
Foto: http://media.2news.tv

Doha, 30 mar (EFE).- O presidente sudanês, Omar al-Bashir, reafirmou hoje sua decisão de expulsar 13 ONGs do Sudão, pouco depois de o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pedir que reconsiderasse essa medida.

Bashir fez estas declarações durante a cúpula da Liga Árabe realizada em Doha, na qual insistiu em que estas organizações tinham entregado falsos relatórios ao Tribunal Penal Internacional (TPI).

Em 4 de março, o TPI emitiu uma ordem de detenção contra o presidente sudanês pela suposta vinculação com crimes de guerra e lesa-humanidade durante o conflito em Darfur, que começou em fevereiro de 2003 e que deixou 300 mil mortos, segundo a ONU.

Em seu comparecimento na cúpula, Bashir pediu aos líderes árabes que tomem uma decisão "forte e clara" em rejeição à ordem do TPI, e que inclua entre suas propostas a necessidade de que seja suprimida.

O governante sudanês argumentou sua decisão garantindo que as 13 organizações tinham ido além de suas tarefas e "mantinham um acordo secreto com o TPI, ao qual apresentaram relatórios falsos".

Além disso, minimizou a importância do trabalho realizado pelas organizações expulsas e insistiu em que 118 ONGs trabalham no Sudão.

Também declarou que o povo do Sudão defendeu seu dirigente "de uma maneira nunca antes vista na história contemporânea" do país.

Minutos antes, Ban tinha pedido às autoridades sudanesas, perante as 22 delegações que foram à reunião em Doha, "que revoguem essa decisão que afeta mais de 1 milhão de pessoas". EFE

Bashir reafirma decisão de expulsar ONGs do Sudão.

O presidente sudanês, Omar al-Bashir, reafirmou hoje sua decisão de expulsar 13 ONGs do Sudão...


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir