Categoria Culinária  Noticia Atualizada em 31-03-2009

Encerramento de curso em Praia dos Cações
O curso de beneficiamento de pescados em Praia dos Cações, começou no dia 23 e terminou...
Encerramento de curso em Praia dos Cações
Foto: Assessoria Municipal de Comunicação Social PMM

O curso de beneficiamento de pescados em Praia dos Cações, começou no dia 23 e terminou na última sexta, dia 27.

Após a solenidade de encerramento foi servido um delicioso almoço, com peixe defumado, quibe, hamburguer, linguiça e outras iguarias, todos preparados a partir do peixe.

Vinte pessoas participaram deste curso e já solicitaram outros, o que foi atendido pela Prefeitura. Um dos cursos solicitados é o de preparo de pães e biscoitos, que será ministrado entre os dias 25 e 29 de maio, no mesmo local.

Já está agendado também o curso de Associativismo, entre os dias 27 e 29 de abril. Bruno Machado, Secretário de Pesca, diz que a próxima comunidade a ser atendida deverá ser a do Pontal.

Ele diz que o objetivo da Prefeitura ao levar cursos para a comunidade é prepará-las para obter renda do pescado durante todo o ano, e não apenas para o pescador, mas também para suas mulheres e filhas.

O curso foi ministrado pela Economista Doméstica do Incaper Vilma Campos da Silva. Ela diz que o objetivo é aproveitar quase tudo, inclusive a cabeça do camarão, com a qual é possível fazer uma farinha apreciadíssima no uso de moquecas e de outros alimentos. " Você não vê o camarão, mas sente o sabor", ressalta Vilma.

Bruno Machado diz que a iniciativa é muito boa, porque a cada 300 kg de camarão, pelo menos 100 kg de cabeça são desperdiçados semanalmente. Vilma diz que serão ensinados ainda o preparo de hambúrguer de peixe(o fish burguer), croquetes, patê, conservadas e defumados, entre outros produtos.

O curso de Associativismo inclusive é para ensinar aos participantes a trabalhar em grupo, informa a Agente de Suporte em Desenvolvimento do Incaper, Márcia Bassani.

    Fonte: Assessoria Municipal de Comunicação Social de Marataízes
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir