Categoria Economia  Noticia Atualizada em 31-03-2009

Obama chega a Londres para a cúpula do G20
Obama parte para 1ª viagem europeia e cúpula do G20
Obama chega a Londres para a cúpula do G20
Foto: www.estadao.com.b

Washington, 31 mar (EFE).- Barack Obama partiu hoje em sua primeira viagem europeia como presidente dos Estados Unidos, na qual, além de participar da cúpula do Grupo dos Vinte (G20, países ricos e principais emergentes), buscará uma nova relação com os aliados e convencê-los de suas propostas econômicas e da estratégia para o Afeganistão.

Obama, acompanhado da esposa, Michelle, entrou em um helicóptero na esplanada sul da Casa Branca pouco depois das 8h (10h de Brasília) para a base aérea de Andrews (Maryland), nos arredores de Washington, de onde decolou o avião presidencial para a Europa.

Para Obama, esta será a primeira prova de sua capacidade de liderança mundial. O presidente americano chega à Europa com uma enorme popularidade no velho continente, mas também com diferenças visíveis.

Essas diferenças poderão ser sentidas desde a primeira etapa da viagem, em Londres, onde participará da cúpula do G20.

Obama também se reunirá, em Londres, com os presidentes da China, Hu Jintao, e da Rússia, Dmitri Medvedev, entre outros.

A etapa seguinte de sua viagem será a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Estrasburgo (França) e Kehl (Alemanha), quando apresentará aos aliados a estratégia que anunciou na sexta-feira passada para o Afeganistão e o Paquistão, e que terá como eixo o combate à rede terrorista Al Qaeda.

Praga, em 4 e 5 de abril, será a terceira etapa da viagem e onde assistirá à terceira cúpula com a União Europeia (UE).

Durante sua estadia em Praga, o titular da Casa Branca, que pronunciará um discurso sobre proliferação armamentista, também se reunirá no domingo com o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

A viagem de Obama terminará com uma estadia na Turquia, em 6 e 7 de abril, durante a qual se reunirá com as autoridades desse país e participará de uma mesa-redonda com jovens europeus. EFE

Obama chega a Londres para a cúpula do G20

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir