Categoria Politica  Noticia Atualizada em 31-03-2009

Netanyahu desafia ANP a combater o terrorismo em troca da
O l�der trabalhista, Ehud Barak, conservar� o Minist�rio da Defesa, enquanto Avigdor Lieberman, que preside o partido Yisrael Beiteinu, ser� o novo chanceler israelense.
Netanyahu desafia ANP a combater o terrorismo em troca da
Foto: http://tmideast.files.wordpress.com

Jerusal�m, 31 mar (EFE).- O l�der do partido direitista Likud, Benjamin Netanyahu, advertiu hoje a Autoridade Nacional Palestina (ANP), em discurso antes de prestar juramento como primeiro-ministro israelense, de que, se deseja a paz, deve "combater o terrorismo".

"A economia, a seguran�a e a diplomacia s�o o caminho para a paz", disse Netanyahu, sem mencionar a cria��o de um Estado palestino, pelo que luta a ANP, presidida por Mahmoud Abbas.

Netanyahu afirmou vagamente que buscar� uma paz global com seus vizinhos �rabes e o mundo mu�ulmano, e que abordar� o di�logo de paz com "sinceridade e mente aberta".

No discurso, Netanyahu citou a "propaga��o do isl� radical" no Oriente M�dio e em "todo o mundo", e acusou o regime iraniano de ser a principal amea�a � seguran�a na regi�o.

"N�o permitiremos que ningu�m questione nosso direito a existir", algo que "Israel n�o pode permitir-se encarar superficialmente", disse o dirigente conservador.

O l�der do Likud ressaltou ainda que far� o poss�vel para libertar o soldado israelense Gilad Shalit, capturado por mil�cias palestinas em 2006 em Gaza.

No final do pronunciamento, leu a lista contendo os 30 ministros que far�o parte da nova coaliz�o governamental, a maior em n�mero de pastas na hist�ria israelense.

Algumas horas antes, o deputado do Likud Silvan Shalom aceitou fazer parte do Governo como vice-primeiro-ministro e titular de Desenvolvimento Regional, o que colocava fim ao risco de um racha na legenda.

O l�der trabalhista, Ehud Barak, conservar� o Minist�rio da Defesa, enquanto Avigdor Lieberman, que preside o partido Yisrael Beiteinu, ser� o novo chanceler israelense.

Apenas duas mulheres far�o parte do novo Governo de direita que comandar� Israel a partir de amanh�: Limor Livnat, do Likud, que ficar� com a pasta de Cultura e Esportes, e Sofa Landver, do partido Trabalhista, que ser� encarregada do Minist�rio de Imigra��o e Absor��o.

A cerim�nia de juramento do novo Governo come�ou na Knesset pouco depois das 17h (11h de Bras�lia) com um discurso do ainda primeiro-ministro, Ehud Olmert, no qual analisou seus tr�s anos de mandato.

No pronunciamento, o ainda premi� definiu o Ex�rcito israelense como o "mais moral do mundo", o que, em sua opini�o, ficou provado na ofensiva israelense em Gaza de dezembro e janeiro.

O ataque deixou 1.400 palestinos mortos, em sua maioria civis.

O ato de juramento do novo Governo ser� finalizado ap�s a vota��o para a aprova��o do Executivo, algo com que Netanyahu n�o precisa se preocupar, j� que possui apoio suficiente no Parlamento. EFE

Netanyahu desafia ANP a "combater o terrorismo" em troca da paz

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir