Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 31-03-2009

AL inicia campanha de vacinação contra aftosa
Cerca de 1,2 milhão de bovinos e bubalinos devem ser vacinados no Estado durante a campanha.
AL inicia campanha de vacinação contra aftosa
Foto: www.idaf.gov.b

O governador Teotonio Vilela lança, na próxima quarta-feira (1°), a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2009. A cerimônia de abertura está marcada para as 9h, na Fazenda Santa Luzia, no bairro do Benedito Bentes, em Maceió.

Cerca de 1,2 milhão de bovinos e bubalinos devem ser vacinados no Estado durante a campanha, que acontece de 1° a 30 de abril. "A estimativa da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) é de que todo o rebanho alagoano de bovídeos seja vacinado. Temos tido resultados excelentes, o último foi acima de 94%, mas sempre trabalhamos pelos 100%", destaca Hibernon Cavalcante, diretor presidente da agência.

Em busca dos bons resultados, a Adeal intensifica o trabalho. Na tarde desta segunda-feira (30) chegaram à sede da agência as 165 mil doses de vacinas que serão doadas pelo governo do Estado. Nesta terça, as vacinas serão encaminhadas às unidades da Agência no interior e, a partir de quarta-feira, começam a ser aplicadas. Elas beneficiarão produtores familiares, quilombolas, assentados e indígenas, que possuírem até 10 animais", explica o gerente de Defesa e Inspeção Animal da Adeal, Cícero Cavalcante.

A campanha não será prorrogada e, durante sua realização, o trânsito de bovinos e bubalinos fica restrito aos que já foram vacinados. "Os criadores devem também estar atentos aos prazos para essa movimentação. Os animais que receberem a 1° dose da vacina só poderão transitar 15 dias depois de vacinados. Os que receberem a 2° dose, sete dias após a vacinação. A partir da 3° dose, os animais podem transitar a qualquer momento após a vacinação", explica Hibernon Cavalcante.

Único meio de proteger os animais contra a febre aftosa, a vacinação é obrigatória para bovinos e bubalinos. Os criadores têm ainda que informar a vacinação. A declaração deve ser feita com a nota fiscal de compra da vacina, no escritório da Adeal, no município da propriedade. O prazo para declaração vai até o dia 15 de maio

AL inicia campanha de vacinação contra aftosa

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir