Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 01-04-2009

O MERGULHO DO PAULISTA
Em outubro pr�ximo far� sete anos que cheguei ao Esp�rito Santo. O previsto era ficar dois, tr�s meses...
O MERGULHO DO PAULISTA
Ilustra��o Pauli

Em outubro pr�ximo far� sete anos que cheguei ao Esp�rito Santo. O previsto era ficar dois, tr�s meses, e l� se v�o sete anos! Pego de surpresa pela crise mundial p�s 11 de setembro de 2001, perdi o emprego como executivo de uma multinacional, em S�o Paulo. Perdi um pouco tamb�m o controle da minha vida. As tentativas de retorno ao mercado foram todas infrut�feras. Em outubro de 2002, sa� de S�o Paulo com a mulher capixaba e o filho paulistano rumo a Cachoeiro e, logo em seguida, Marata�zes. Ficamos morando provisoriamente no t�rreo de um sobrado amarelo l� no Bairro do Ju�, logo depois do Xod�.

Ca� de paraquedas no Bairro do Ju� e ali passei a conviver com pessoas simples - maratimbas, mineiros veranistas, cachoeirenses espor�dicos e demais brasileiros que pelos mais variados motivos tamb�m vieram parar no Ju�. Ouvi v�rias hist�rias, participei de algumas delas. Como tinha pouca op��o para passar o tempo, sem computador, sem emprego e sem perspectivas imediatas de encontr�-lo, prestava bastante aten��o em tudo que via e ouvia � minha volta e depois anotava em folhas avulsas de papel, at� mesmo em guardanapos de quiosques e saquinhos de p�o.

Reuni esses escritos que misturavam realidade com pitadas de fic��o, selecionei os melhores e juntei a eles ilustra��es feitas � l�pis para manter a mesma atmosfera dos textos que compreendem o per�odo de outubro de 2002 a janeiro de 2003. Pensava em publicar um livro chamado "Cr�nicas do Bairro do Ju�", mas n�o tinha certeza se essa seria a melhor forma de contar aquelas hist�rias com personagens criadas a partir de pessoas reais, com nomes alterados.

Depois de muitas idas e vindas, resolvi edit�-lo e coloc�-lo na internet como se fosse um blog. As vantagens eram evidentes: alcance infinitamente maior, nenhuma despesa da minha parte para a publica��o e tamb�m nenhuma despesa da parte do leitor. O resultado est� no livro virtual "O mergulho do Paulista". Quem viveu algumas das situa��es expostas certamente se lembrar� e tamb�m identificar� outras personagens de Marata�zes e de Cachoeiro. Escrito meio despretensiosamente, acabou virando um documento vivo das pessoas, da �poca e do lugar.

Convido-os a visit�-lo pelo link abaixo e indic�-lo aos amigos:

http://wwwmergulhodopaulista.blogspot.com

Visite tamb�m meu blog:

http://www.blogdopaulista.blogspot.com


    Fonte: O Autor
 
Por:  Paulo Araujo    |      Imprimir