Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-04-2009

Coreia do Norte ameaça com represálias tentativa de derrubar
O alto comando militar da Coreia do Norte ameaçou nesta quinta-feira adotar represálias contra qualquer tentativa de derrubar o foguete que planeja lançar nos próximos dias
Coreia do Norte ameaça com represálias tentativa de derrubar
Foto: AFP Turistas observam o território

SEUL, Coreia do Sul (AFP) — O alto comando militar da Coreia do Norte ameaçou nesta quinta-feira adotar represálias contra qualquer tentativa de derrubar o foguete que planeja lançar nos próximos dias, afirma um comunicado transmitido pela agência do regime comunista, KCNA.

"Nossas Forças Armadas Revolucionárias não hesitarão em adotar represálias, caso forças hostis mostrem o mínimo sinal de estar preparando a derrubada de nosso satélite", afirma o comunicado.

"Se o Japão perder o sangue frio e atacar nosso satélite pacífico, o Exército do povo fornecerá uma tempestade de fogo em forma de represálias não apenas contra o armamento antimíssil já deslocado, e sim contra contra as instalações japonesas".

O documento também adverte os Estados Unidos para a "retirada imediata de suas Forças Armadas se desejam evitar danos".

A Coreia do Norte anunciou que colocará em órbita entre 4 e 8 de abril "um satélite de telecomunicações", que deve sobrevoar o norte do arquipélago japonês.

No entanto, os Estados Unidos e seus aliados asiáticos suspeitam que o lançamento seja uma tentativa de dissimular um teste experimental do míssil de longo alcance Taepodong-2, em tese com capacidade para alcançar o Alasca.

O Japão já deslocou um sistema antimíssil para tentar derrubar qualquer míssil que possa cair em seu território.

O país obeteve o apoio de vários de seus sócios do G20, incluindo Coreia do Sul e Grã-Bretanha, para levar ao Conselho de Segurança da ONU o caso do iminente lançamento de um míssil norte-coreano.

"Este lançamento será, sob todas as luzes, uma violação das resoluções do Conselho de Segurança, o que exige sua discussão da maneira adequada" no Conselho de Segurança, declarou Osamu Sakashita, subsecretário do gabinete de relações públicas do Japão.
O disparo do míssil norte-coreano pode ocorrer neste final de semana, segundo fontes diplomáticas.
"Discutimos com um certo número de países sobre como levar este caso à ONU, e temos o apoio de vários, entre eles Grã-Bretanha e Coreia do Sul", disse Sakashita à imprensa durante uma reunião prévia à Cúpula do G20.

A Coreia do Norte comunicou que lançará, entre 4 e 8 de abril, um "satélite de telecomunicações" que passará sobre o norte do arquipélago japonês, invocando seu direito "inalienável" de desenvolver um programa espacial.

Coreia do Norte ameaça com represálias tentativa de derrubar seu foguete

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir