Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-04-2009

Para Obama, Lula é "o político mais popular da Terra"
Obama (D) conversa com Lula na Casa Branca
Para Obama, Lula é
Foto: AFP

BRASÍLIA, Brasil (AFP) — O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comentou, pouco antes do início da cúpula do G20, que seu colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, é "o político mais popular da Terra".

Imagens de TV difundidas constantemente pelos canais de Tv mostram Lula se aproximando para cumprimentar Obama, que, nesse instante, comentou com o primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, que o presidente brasileiro é "o político mais popular da Terra".

De acordo com as transcrições do diálogo, o premier australiano acrescenta que o brasileiro é "o mais popular político de longo mandato". Ao que Obama respondeu: "Porque é boa pinta!".

Enquanto Lula gesticulava para chamar seu tradutor, Obama apontou para o presidente brasileiro e disse: "This is the guy!" ("Esse é o cara!"), acrescentando em seguida: "I love this guy!" ("Adoro esse cara!").

O secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, também fazia parte da rodinha de dirigentes e presenciou o diálogo sorrindo.

O episódio aconteceu quando os chefes de Estado e de Governo chegaram ao Excel Center em Londres para o início da cúpula e, enquanto procuravam seus lugares, aproveitavam para saudar seus companheiros e conversar mais informalmente.

Lula se reuniu com Obama em 14 de março passado na Casa Branca. Ele foi o primeiro chefe de Estado latino-americano a ser recebido pelo novo presidente americano.

Para Obama, Lula é "o político mais popular da Terra".

Obama (D) conversa com Lula na Casa Branca.


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir