Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 03-04-2009

Multidão de argentinos vai às ruas se despedir de Alfonsín
Caixão com o corpo de Alfonsín é levado para o cemitério da Recoleta
Multidão de argentinos vai às ruas se despedir de Alfonsín
Foto: AFP

Buenos Aires, 2 abr (EFE).- Dezenas de milhares de argentinos acompanharam hoje o cortejo que levou o corpo do ex-presidente Raúl Alfonsín do Parlamento nacional ao cemitério da Recoleta, bairro nobre de Buenos Aires.

Antes, o arcebispo da província de Santa Fé (centro) e primo-irmão do ex-chefe de Estado (1983-1989), José María Arancedo, celebrou uma missa de corpo presente na esplanada que dá acesso ao Congresso.

Sob chuva e aos gritos de "Chove e o povo não se move" e "Raúl, querido, o povo está contigo", uma multidão agitava bandeiras argentinas e do partido União Cívica Radical (UCR), ao qual Alfonsín pertencia.

Para percorrer os dois quilômetros entre o Parlamento e o cemitério, onde Alfonsín será enterrado com honras de Estado, o cortejo fúnebre levou duas horas.

O caixão, coberto com flores, uma bandeira argentina e o bastão presidencial utilizado por Alfonsín, foi transportado sobre um carro militar e escoltado pelo Regimento de Granadeiros a Cavalo, que caminhava a passos lentos.

Alfonsín, responsável pela redemocratização da Argentina após a ditadura de 1976 a 1983, morreu na terça-feira, aos 82 anos, vítima de um câncer no pulmão.

O corpo do ex-presidente, que estava em casa na hora de sua morte, foi velado ontem, no Parlamento, por aproximadamente 80 mil pessoas. EFE

Multidão de argentinos vai às ruas se despedir de Alfonsín.

Caixão com o corpo de Alfonsín é levado para o cemitério da Recoleta.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir