Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-04-2009

Obama pede à Europa que melhore a capacidade da Otan
O presidente americano, Barack Obama, fala à imprensa ao fim da cúpula do G20, em Londres
Obama pede à Europa que melhore a capacidade da Otan
Foto: AFP

ESTRASBURGO, França (AFP) — O presidente americano, Barack Obama, afirmou em Estrasburgo, oeste da França, que os Estados Unidos querem melhorar a capacidade da Otan o máximo possível, antes de participar da cúpula por ocasião do 60º aniversário da Aliança Atlântica.

"Queremos aliados fortes. Gostaríamos de ver a Europa com uma capacidade de defesa robusta", afirmou Obama em coletiva de imprensa conjunta com o presidente francês Nicolas Sarkozy em Estrasburgo.

Obama também saudou a liderança corajosa de seu colega francês na Otan.

"Agradeço à grande liderança do presidente Sarkozy, corajoso em tantas frentes".

"A energia que ele trouxe para as Relações Internacionais é algo beneficia a todos nós".

Obama também pediu que a Coréia do Norte não realize seu anunciado lançamento de míssil.

"Deixamos bem claro aos norte-coreanos que o lançamento de seu míssil é uma provocação".

Obama desembarcou nesta sexta-feira em Estrasburgo, leste da França, onde se reunirá com o colega francês, Nicolas Sarkozy, antes de participar na reunião de cúpula de 60 anos da Otan.

Depois da visita a Londres para a reunião do G20, Obama, acompanhado da esposa Michelle, será recebido em Estrasburgo pelo casal presidencial francês, Nicolas Sarkozy e Carla Bruni.

Os dois chefes de Estado terão seu primeiro encontro bilateral, no qual abordarão temas como o Afeganistão, o futuro da Otan e o fechamento do centro de detenção de Guantánamo.
As primeiras-damas também terão uma reunião.

Depois de um almoço entre os casais, Obama participará em uma sessão de perguntas e respostas com entre 3.000 e 4.000 pessoas, em sua maioria jovens, reunidas em uma sala de espetáculos de Estrasburgo.

Em seguida, o presidente americano viajará a Baden Baden, oeste da Alemanha, para uma reunião bilateral com a chanceler alemã, Angela Merkel, antes de um jantar com os 28 chefes de Estado e de Governo da Otan, reunidos para a cúpula de 60 anos da Aliança Atlântica.

A reunião da Otan prosseguirá no sábado com as deliberações centradas na nova estratégia de Washington para o Afeganistão.

A primeira visita a França de Obama como presidente dos Estados Unidos acontece em meio a um rígido esquema de segurança. Vários bairros de Estrasburgo foram fechados pela polícia francesa, que na quinta-feira enfrentou 3.000 manifestantes e prendeu 300 pessoas.

Obama pede à Europa que melhore a capacidade da Otan.

O presidente americano, Barack Obama, fala à imprensa ao fim da cúpula do G20, em Londres.


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir