Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-04-2009

Casal Obama apresenta seu charme na Europa
Michelle e Barack Obama, na Prefeitura de Baden-Baden
Casal Obama apresenta seu charme na Europa
Foto: AFP

ESTRASBURGO, Fran�a (AFP) � O novo casal presidencial americano, Barack e Michelle Obama, mostrou todo o seu charme e sedu��o � Europa, em boa parte conquistada com anteced�ncia.

No dia seguinte de uma c�pula econ�mica do G-20 considerada frut�fera, o presidente americano usou de seu carisma para confirmar a imagem af�vel e serena de um jovem chefe de Estado do pa�s mais poderoso do planeta, consciente de seu poder e de seus deveres.

"Houve um tempo no qual a Am�rica transbordava de arrog�ncia". E tamb�m um tempo no qual o "antiamericanismo poderia ser insidoso", disse ele a milhares de jovens franceses e alem�es reunidos num gin�sio em Estrasburgo (Fran�a).

Hoje, a situa��o mudou. "N�o procuramos ser os patr�es da Europa, mas seus parceiros", destacou Obama, ao final de um encontro com o presidente franc�s, Nicolas Sarkozy. "Trabalhamos juntos", insistiu.

Para os jovens, o show � americana foi bem apresentado. Antes da chegada do presidente, a sala se encheu com a can��o "He s Got the Whole World in his Hands".

Dominando a cena, com um microfone na m�o, Barack Obama transmitia o lirismo e a empatia que caracterizaram em 2008 suas centenas de com�cios para a elei��o presidencial americana.

O audit�rio foi conquistado. � um "muito bom orador, ele sorria, brincava", resumiu, ainda sob seu charme, Fr�d�rique Attal, uma francesa de 21 anos. "Que maravilha poder v�-lo de perto", dizia Serhat Kurt, um adolescente alem�o de 16 anos.

A voz discordante era a de Hamed Ouanoufi, um franc�s de origem argelina de 31 anos, recusando-se a idolatrar "um homem como qualquer um outro". "N�o vou idealiz�-lo" e "vamos ver o que far� em dois ou tr�s anos", dissem lamentando "quest�es superficiais" que n�o evocavam nem as causas do terrorismo nem a guerra israelense-palestina.

Nos apertos de m�os distribu�dos em Estrasburgo desde a chegada, Barack Obama imprimiu naturalidade e calor. Em suas interven��es, ele acrescentava �s vezes uma dose de humor, como aconteceu ao lado do presidente Nicolas Sarkozy ao final de um debate sobre o Ir� e o Afeganist�o.

O presidente franc�s "n�o cessa de dar prova de imagina��o, de criatividade" e "est� presente em tantos lugares ao mesmo tempo que � dif�cil acompanh�-lo", lan�ou. Nicolas Sarkozy respondeu logo. "� bom poder trabalhar com um presidente dos Estados Unidos que tem vontade de mudar o mundo".

Glamour e sobriedade eram esbanjados pelas primeiras-damas. Perseguidas pelos fot�grafos, a ex-modelo e cantora Carla Bruni-Sarkozy, com um "manteau" cinza e uma echarpe, vestido bege e bolsa azul "flashy", e Michelle Obama, com um casaco preto com flores f�csia e um vestido tamb�m f�csia, se cumprimentaram, abra�ando-se.

Al�m de um jantar elas j� se aplicam a um projeto comum, o de lutar juntas contra a Aids. Uma "troca de telefonemas" est� prevista "para as pr�ximas semanas" e "iniciativas comuns" devem ser anunciadas "antes do final do ano", segundo a presid�ncia francesa.

Casal Obama apresenta seu charme na Europa.

Michelle e Barack Obama, na Prefeitura de Baden-Baden.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir