Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-04-2009

Chávez quer relações EUA-Venezuela durante cúpula
Chávez cumprimenta o colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad (esq.), durante cerimônia de recepção em Teerã
Chávez quer relações EUA-Venezuela durante cúpula
Foto: Reuters

CARACAS (Reuters) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse que espera "zerar" as relações com os Estados Unidos este mês na Cúpula das Américas, depois de quase uma década de tensões entre Caracas e Washington.

O líder venezuelano, de tendência esquerdista e aliado de Cuba, vem há meses oferecendo sinais ambíguos sobre a chegada de Barack Obama à Presidência dos EUA, algumas vezes elogiando seu governo enquanto em outras faz pouco caso dele, tratando-o como líder do "império" ou chamando-o de "ignorante".

"Esperamos que a cúpula em Trinidad e Tobago sirva para zerar as relações entre os Estados Unidos e a Venezuela. Quero usar o botão reset", disse Chávez, segundo um comunicado divulgado neste sábado pelo Ministério das Comunicações.

Está previsto o comparecimento de Obama na cúpula, nos dias 17 a 19 de abril, e Chávez também é esperado no evento.

O ministério informou que Chávez, que está visitando o Irã, fez o comentário em uma ligação telefônica de Teerã para um programa da TV estatal venezuelana na sexta-feira à noite.

Embora a Venezuela, membro da Opep, forneça aproximadamente 10 por cento do petróleo importado pelos EUA, o país manteve por muitos anos uma dura guerra de palavras com o governo do ex-presidente George W. Bush.

Num episódio famoso, Chávez chamou Bush de "diabo" em uma assembléia das Nações Unidas.

Chávez aplaudiu o governo de Obama por fechar a muito criticada prisão de Guantánamo e avaliou que o novo presidente norte-americano pode representar uma melhoria em relação ao governo Bush. Mas ele continua a retratar os EUA como inimigo de sua revolução.

Chávez quer relações EUA-Venezuela durante cúpula

Chávez inicia visita ao Irã interessado em estreitar laços

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, iniciou nesta quinta-feira uma visita oficial de três dias ao Irã, destinada a estreitar e ampliar "as excelentes relações políticas e comerciais" que unem os dois países.

Chávez, em sua sétima visita oficial ao país, foi recebido no Palácio Presidencial pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad, com quem teve uma longa conversa no jardim antes de escutar os hinos nacionais e saudar o corpo diplomático.

Depois, os dois presidentes deixaram os jardins para começar, em particular, as conversas políticas com suas respectivas delegações.

A visita, que se prolongará até sábado, inclui como ato mais importante a inauguração, amanhã, do primeiro banco binacional Irã-Venezuela, que começará a funcionar com US$ 1,6 bilhão.

Tanto Irã como Venezuela insistem que a criação do banco venezuelano-iraniano é uma resposta pioneira para fazer frente à crise mundial e criar uma estrutura alternativa e independente do sistema financeiro internacional.

Chávez cumprimenta o colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad (esq.), durante cerimônia de recepção em Teerã
(Reportagem de Brian Ellsworth)

Fonte: Reuters
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir