Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-04-2009

Obama faz discurso contra armas nucleares em praça de Praga
Multidão tomou conta para ouvir o presidente americano.
Obama faz discurso contra armas nucleares em praça de Praga
Foto: www.g1.com.br

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez neste domingo (5) um discurso em uma praça de Praga no qual anunciou uma iniciativa para erradicar os arsenais nucleares no mundo.

O discurso de Obama coincide com o lançamento por parte da Coreia do Norte do que o governo dos EUA assegura que se trata de um míssil de longo alcance Taepodong-2. O governo norte-coreano fala em satélite.

No discurso na praça Hradcani da capital tcheca, Obama propôs medidas para "reduzir e em um futuro eliminar os arsenais nucleares, deter a proliferação de armas nucleares em mais países e impedir que os terroristas adquiram armas ou materiais nucleares".

Entre outros aspectos, Obama, que participou no sábado de reunião da Otan, se comprometerá a reduzir o tamanho dos arsenais nucleares americanos e o papel desse armamento na estratégia de segurança nacional dos EUA.

Além disso, buscará negociar um novo tratado internacional que ponha fim de maneira verificável à produção de materiais de fissão destinados a armamento nuclear, segundo um comunicado da Casa Branca.

As propostas de Obama incluem também medidas para evitar que o armamento atômico caia em mãos de terroristas, incluindo um novo esforço para proteger materiais nucleares vulneráveis no mundo no prazo de quatro anos.

Durante sua estada em Praga, o presidente dos Estados Unidos também realizará uma cúpula com a União Europeia, com a qual abordará o aprofundamento da colaboração em áreas como a política externa, a luta contra a mudança climática ou a crise econômica.

Multidão tomou conta para ouvir o presidente americano.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir