Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-04-2009

Foguete norte-coreano prejudica paz e estabilidade
Foguete norte-coreano prejudica paz e estabilidade, dizem UE e EUA
Foguete norte-coreano prejudica paz e estabilidade
Foto: Google Imagens

Praga, 5 abr (EFE).- A Uni�o Europeia (UE) e os Estados Unidos condenaram hoje o lan�amento de um foguete de longo alcance norte-coreano, que "desafia a paz e a estabilidade no nordeste da �sia".



Em comunicado conjunto, ao t�rmino da c�pula realizada hoje, em Praga, as duas partes destacaram que "o desenvolvimento de capacidades de m�sseis bal�sticos pela Coreia do Norte, independente do prop�sito declarado do lan�amento, tem como objetivo fornecer � Coreia do Norte capacidade de amea�ar outros pa�ses".



"Pedimos que a Coreia do Norte cumpra seus compromissos de abandonar qualquer programa de armamento nuclear, respeitar as normas reconhecidas de rela��es internacionais e colaborar para promover a paz e a estabilidade", disseram.



O lan�amento realizado hoje, de acordo com os l�deres, "exige uma resposta da comunidade internacional", incluindo do Conselho de Seguran�a da ONU, "para mostrar que suas resolu��es n�o podem ser desafiadas com impunidade".



EUA e UE explicam que est�o dispostos a receber a Coreia do Norte na comunidade internacional se o pa�s renunciar �s armas de destrui��o em massa e a suas amea�as aos vizinhos.



Pyongyang, no entanto, "n�o pode conseguir a aceita��o internacional ou o desenvolvimento econ�mico vinculado ao sistema internacional at� que pare seu comportamento amea�ador", sustentam.



A Coreia do Norte lan�ou hoje um foguete de longo alcance �s 11h30 (23h30 de Bras�lia), que sobrevoou o Jap�o sem causar danos e cuja primeira fase caiu no mar, informou o Governo japon�s.



O Executivo sul-coreano disse que a Coreia do Norte parece ter lan�ado um sat�lite de comunica��es, como tinha informado previamente, e n�o um m�ssil, como se temia, mas disse que este teste � uma "provoca��o". EFE

Foguete norte-coreano prejudica paz e estabilidade, dizem UE e EUA

Fonte: EFE
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir