Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 07-04-2009

CONFABANI
Façam reverências e rufem os tambores!!! O consagrado Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas de Itapemirim está...
CONFABANI

Confabani, o maior festival de bandas do Espírito Santo é daqui: Itapemirim

José Geraldo

Façam reverências e rufem os tambores!!! O consagrado Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas de Itapemirim está em primeiro lugar no Espírito Santo e se encontra na quarta posição do ranking nacional. O evento é um verdadeiro show que, desde 2002, dura dois dias. Normalmente é realizado no terceiro fim de semana de junho, onde o espetáculo é pura cultura que traz para Itapemirim um banho de arte, beleza, luxo, glamour e sofisticação.
A comunidade inteira se mobiliza e em muito contribui para que o sucesso da festa se repita a cada ano. Cada criança, jovem e adulto colabora como pode com o mesmo entusiasmo todos os anos e com a mesma satisfação.

De longe se vê o sorriso de quem doa alimentos, de quem aplaude, de quem vibra e de quem torce ao ver desfilarem suas agremiações favoritas. Mais de quarenta corporações musicais de vários estados brasileiros se apresentam e abrilhantam o festival que reúne mais de três mil pessoas/dia.

Turista e morador não deixam a peteca cair e aplaudem o rico repertório, a harmonia, melodia, ritmo, interpretação, articulação, dinâmica e afinação. Balizas e balizadores, linha de frente, corpo coreográfico e todo o conjunto tomam pra si a atenção e todos os olhares quando passam na avenida.

Aqueles que visitam Itapemirim durante a realização do Confabani ainda, se quiserem, podem visitar este belo município e conhecer um pouco da riqueza cultural aqui existente.

No centro, onde é realizado o concurso há palmeiras imperiais bem em frente a uma relíquia: a centenária matriz da cidade, a Igreja Nossa Senhora do Amparo (que por si só já representa produção simbólica municipal e até estadual, imagens religiosas com idade superior a 300 anos) que data de 1853 sua inauguração.

A dimensão geográfica do processo produtivo de bens simbólicos ligados ao sagrado em Itapemirim é bastante significativa. Pra se ter idéia, o sitio histórico conta com um prédio onde funcionou até bem pouco tempo a Câmara de Vereadores do Município, tendo sido ainda a primeira cadeia pública da região.

Por muitas décadas cultiva-se aqui a prática do jongo. Recentemente criou-se também uma equipe mirim para dar prosseguimento a esta manifestação artística e cultural que remete ao passado de seus integrantes. Em datas comemorativas e em eventos como o Confabani a comunidade jongueira costuma se apresentar.

Concluindo, o Confabani - nascido do povo itapemirinense e apoiado por órgãos públicos, tem a missão de intercambiar equipes, cidades e estados numa confraternização musical que busca resgatar sua história de gloria vivida nos áureos tempos, além de promover qualificação musical.


    Fonte: O Autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir