Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 07-04-2009

Número de mortos pelo terremoto na região central da Itália
mapa mostra local do epicentro do terremoto, na Itália
Número de mortos pelo terremoto na região central da Itália
Foto: Arte/G1

O terremoto que abalou a região central da Itália na madrugada de segunda-feira deixou 235 mortos, segundo balanço divulgado na noite desta terça (7) pela Defesa Civil.

Há 1.000 feridos e 17 mil desabrigados.

Durante a tarde, um corpo foi achado entre escombros de uma casa no centro de L Aquila.

Os resgatistas também conseguiram resgatar com vida uma mulher de 20 anos que ficou 42 horas entre as ruínas.

Nesta terça, um novo tremor atingiu a região, mas, aparentemente, sem deixar novas vítimas. Agências chegaram a noticiar um novo morto, mas os bombeiros desmentiram.

O tremor, de magnitude 5,6, foi resgistrado às 19h47 (hora local), 14h47 pelo horário de Brasília, a 70 km de Pescara e a 90 km de Roma, segundo o Centro de Estudos Geológicos dos EUA.

Testemunhas em L Aquila disseram que prédios que haviam sido danificados pelo tremor de segunda ruíram com a réplica. O tremor foi sentido também na capital, Roma.

Primeiro terremoto

O tremor que causou toda a devastação na segunda-feira registrou entre 5,8 graus e 6,3 graus na escala Richter.

O tremor secundário foi o mais forte até o momento, e registrado em região próxima do tremor do início da semana. Ele causou ainda mais destruição nas cidades, e foi possível ver pedaços de concreto caindo de prédios já destruídos. Ele fez com que equipes de resgate interrompessem o trabalho para se protegerem.

Em entrevista na cidade de L Aquila, a mais afetada pelo tremor, Berlusconi disse que os trabalhos de resgate (assista no vídeo ao lado), feitos por 7 mil homens, vão continuar até a quinta-feira.

Os resgatistas usavam escavadeiras e as próprias mãos na busca por sobreviventes. Mais de 24 horas depois de que o tremor sacudiu a região de Abruzzo, equipes de emergência retiraram dois estudantes dos escombros de prédios em L Aquila, a cidade de montanhas medieval de 68 mil habitantes que foi a mais atingida pelo desastre.

A polícia informou que "várias pessoas" foram presas por tentarem saquear as casas deixadas vazias pelos moradores.

O Papa Bento XVI rezou pelas vítimas na segunda-feira, em particular pelas crianças, informou o escritório de imprensa do Vaticano. "O Papa expressa sua dor à população afetada e oferece orações pela vítimas, em particular pelas crianças", diz a nota.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma nota de condolência ao seu colega italiano, Giorgio Napolitano, por conta da tragédia.

Número de mortos pelo terremoto na região central da Itália sobe a 235
Novo forte tremor abalou L Aquila nesta terça e foi sentido em Roma.
Dezessete mil pessoas estão desabrigadas, segundo a Defesa Civil.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir