Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-04-2009

Rússia e China pedem moderação frente a Pyongyang
"Apoio às Sanções da ONU contra a Coreia do Norte", diz o cartaz exibido por sul-coreanos durante passeata em Seul, Coreia do Sul
Rússia e China pedem moderação frente a Pyongyang
Foto: AFP

MOSCOU, Rússia (AFP) — O lançamento de um foguete da Coreia do Norte gerou preocupação, mas a comunidade internacional não deve tirar conclusões apressadas ao decidir sua resposta, afirmou o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, uma posição reforçada pela chancelaria chinesa.

A China também veio ao socorro de seu aliado, defendendo o direito da Coreia do Norte a um "uso pacífico do espaço".

"Devemos evitar as conclusões apressadas. A situação nos preocupa. Gostaríamos de examinar isto cuidadosamente", afirmou o chanceler russo, segundo a agência Itar-Tass.

A Coreia do Norte anunciou no domingo que colocou em órbita um satélite de telecomunicações Kwangmyongsong-2, que difundirá cantos patrióticos.

No Conselho de Segurança da ONU, reunido domingo, Rússia e China vetaram o projeto dos países ocidentais de uma condenação enérgica ao disparo norte-coreano, sob a alegação de que o mesmo violou a resolução 1718 de outubro de 2008 que proíbe a Coreia do Norte de realizar testes nucleares ou disparos de mísseis.

A Coreia do Norte descreveu o foguete lançado no domingo - um míssil Taepodong-2 de três fases com um alcance estimado de 6.700 km - como um simples lançador de satélite.

A China defendeu o direito da Coreia do Norte a um "uso pacífico do espaço", pedindo prudência ao Conselho de Segurança da ONU, que discute possíveis sanções a Pyongyang pelo lançamento de um foguete no domingo.

"Nós esperamos que as partes envolvidas se mostrem prudentes e mantenham a calma para salvaguardar a paz e a estabilidade gerais", afirmou a porta-voz da chacelaria chinesa, Jiang Yu.

"A questão também se refere ao direito de um país ao uso pacífico do espaço. Nós acreditamos que o Conselho de Segurança deveria responder en forma prudente", acrescentou a porta-voz.

Rússia e China pedem moderação frente a Pyongyang.

"Apoio às Sanções da ONU contra a Coreia do Norte", diz o cartaz exibido por sul-coreanos durante passeata em Seul, Coreia do Sul.


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir