Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 08-04-2009

PONTES E PAREDES SOCIAIS
O ser humano � um ser social, disso ningu�m discorda. Por termos esta natureza, nossa vida �...
PONTES E PAREDES SOCIAIS

O ser humano � um ser social, disso ningu�m discorda. Por termos esta natureza, nossa vida � permeada por relacionamentos, sejam paternos, amorosos, profissionais, fraternais, enfim, ningu�m vive sem alguma experi�ncia de intera��o social.

No mundo corporativo isso est� cada vez mais evidente e a compet�ncia em relacionar-se tem ganhado destaque. Pesquisas apontam que 85% das raz�es pelas quais as pessoas conseguem um emprego, permanecem e progridem nele dizem respeito � habilidade com pessoas e ao conhecimento de pessoas.

Percebemos ent�o que falar sobre relacionamento interpessoal, ou seja, nossa rela��o com o outro, � importante. Mas, h� algo curioso no comportamento do homem enquanto ser social, pois, mesmo tendo esta natureza e vivenciando tantas experi�ncias, que se iniciam no nascimento atrav�s do contato materno, ou at� mesmo antes disso, temos dificuldade e encontramos muitos obst�culos para criarmos relacionamentos saud�veis.

Essa realidade � percept�vel quando observamos, com pesar, por exemplo, o n�mero de div�rcios no pa�s, que cresceu 200% num per�odo de 23 anos (1984 a 2007), segundo dados do IBGE; a fragilidade da estrutura familiar que culmina em casos chocantes como o da fam�lia Richthofen e Nardoni; o "amor" doentio que acaba em morte, como o do jovem Lindenberg pela garota Elo�, e tantas outras hist�rias que eu e voc� conhecemos ou at� mesmo vivenciamos que denotam a defici�ncia humana em cultivar relacionamentos.

Diante disso, nos vem a pergunta: o que tem levado o homem, um ser social, a ter tantos problemas de relacionamento? A resposta �: temos constru�do em nossos relacionamentos paredes, ao inv�s de pontes. As pontes s�o as atitudes que tomamos para cultivar e fortalecer nossas rela��es. As paredes s�o as atitudes negativas, que nos isolam, nos impedem de enxergar o outro e desfrutarmos dos benef�cios proporcionados pelos relacionamentos.

Encontramos em nosso meio social v�rias paredes, que diariamente insistimos em construir. Poderia citar aqui in�meras, mas destacarei duas.

Uma delas � a ideologia do descart�vel. Hoje, quase tudo que usamos � descart�vel e temos levado esta id�ia de "usou�descartou", para os nossos relacionamentos tamb�m. Criamos assim o namoro descart�vel, o casamento descart�vel, a empresa descart�vel, o funcion�rio descart�vel, o amigo descart�vel, os pais descart�veis... Essa ideologia tem impedido que nossas rela��es interpessoais estejam firmadas em bases s�lidas, criando relacionamentos superficiais e com pequenos "prazos de validade". Um relacionamento, seja qual for, deve ser criado para durar, n�o para ser �til por determinado per�odo e logo depois ser descartado.

A falta de sabedoria ao falarmos, ou falta de assertividade � outra parede que encontramos com freq��ncia. Assertividade � a arte, podemos chamar assim, de falar a palavra certa no momento certo. H� mais de 2500 anos o s�bio Salom�o j� dizia com muita propriedade que "a resposta calma desvia a f�ria, mas a palavra r�spida desperta a ira".

V�rios relacionamentos chegam ao fim devido a palavras erradas ditas no momento errado. Lembre-se que a palavra uma vez proferida, n�o volta mais. Aquele que zela por seus relacionamentos, precisa tomar uma postura assertiva no seu falar.

O que tenho feito nos meus relacionamentos? As paredes que tenho constru�do est�o obstruindo minha vis�o dos outros e prejudicado meus relacionamentos? Pense nisso e procure modificar aquilo que julgue necess�rio, para que voc� possa construir pontes na fam�lia, com amigos ou na empresa, que embase relacionamentos verdadeiros e duradouros.

"� melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior � a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajud�-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e n�o tem quem o ajude a levantar-se! (...) Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cord�o de tr�s dobras n�o se rompe com facilidade". (Eclesiastes 4: 9,10,12).


Fonte: O Autor
 
Por:  Pablo Nascimento Beloni    |      Imprimir