Categoria Educação  Noticia Atualizada em 08-04-2009

ENEM para universidades tem novo critério para aprovação
EDUCAÇÃO - MEC informa que a nova prova será direcionada para investigação dos conteúdos
ENEM para universidades tem novo critério para aprovação
Foto: Emanuel Amaral

Marcelo Rios - Repórter

As mudanças propostas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que substituirá os vestibulares de 55 universidades federais, está dividindo opiniões. De um lado, reitores das faculdades manifestaram apoio à iniciativa do Ministério da Educação. Do outro lado, estudantes de ensino médio e de cursos pré-vestibulares dizem que as mudanças não poderiam ser colocadas em prática este ano, como deseja o ministro da Educação Fernando Haddad.

De acordo com o Ministério da Educação, a nova prova será direcionada para investigação dos conteúdos pelos alunos e não privilegia a memorização como vem acontecendo. Em declaração ao site do MEC, o ministro Fernando Haddad disse que, "hoje, é muito traumática a passagem da educação básica para a educação superior. Se não revermos essa transição não alcançaremos o padrão de qualidade na educação que queremos", salientou.

Para o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (o antigo CEFET RN) professor Belchior de Oliveira Rocha as mudanças propostas pelo ministro Haddad são positivas." O Enem deverá se tornar um exame mais criterioso que vai privilegiar a análise crítica do aluno e não apenas a memorização. Também acredito que o Ensino Médio vai melhorar, obrigando assim as escolas a se adequarem às novas propostas", comentou.

Professor Belchior também lembrou que os professores serão obrigados a se reciclar. " Eles terão de adequar ao novo modelo das aulas." citou.

Com as mudanças, acredita o reitor, os alunos terão que se ater a análise dos conteúdos com maior ênfase. " Também será preciso ficar atento à questão da síntese nas novas provas do Enem", declarou .

Já o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, professor Milton Marques de Medeiros há muito tempo se procurava um modelo alternativo de seleção para os cursos superiores. "O atual vestibular contempla a memorização. É preciso que se explore outras formas de conhecimento. Não acredito que o ministro encontre dificuldades de unificar o vestibular nas universidades públicas" declarou.

A mudança, acredita o reitor da UERN, também trará reflexos ma capacitação dos professores. " A nova forma proposta para o Enem vai melhorar a formação dos professores. No entanto, lembrou o reitor, será preciso desenvolver um padrão único de ensino médio para todas as escolas brasileiras. Hoje, lembra o professor Milton Medeiros, "as escolas de nível médio têm diferenças de uma região para outra. É preciso um tempo para que essa adequação aconteça", enfatizou.

A professora Roseli da Silva, que dá aulas de Português para o Ensino Médio em colégio da rede privada de Natal diz que as mudanças propostas para o Enem são positivas. "Não vai existir a decoreba do conteúdo pelos alunos. A nova prova vai exigir do aluno compreensão interdisciplinar". A professora diz que o incômodo para os alunos é o pouco tempo que estes terão de se adaptar às novas regras do Enem, que vai ser aplicado em 2009 para valer para o ingresso em 2010.

ENEM para universidades tem novo critério para aprovação.

EDUCAÇíO - MEC informa que a nova prova será direcionada para investigação dos conteúdos.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir