Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-04-2009

Sexto navio apresado numa semana
Soldados gregos apontam a suspeitos piratas numa opera��o no dia 1 de Abril
Sexto navio apresado numa semana
Foto: Reuters

Jorge Heitor

Cr�-se que estejam bem todos os 21 tripulantes do porta-contentores de bandeira norte-americana "Maersk Alabama", hoje de manh� sequestrado por piratas ao largo da Som�lia, disse Andrew Mwangura, do East African Seafarers�Assistance Programma, com sede no Qu�nia.

Os piratas somalis tinham dominado na segunda-feira um navio brit�nico, de bandeira italiana e com 16 tripulantes b�lgaros, depois de durante o fim-de-semana terem desviado da sua rota outros tr�s barcos: um iate franc�s, um rebocador iemenita e um porta-contentores alem�o de 20.000 toneladas, o "Hansa Stavanger".

No primeiro trimestre deste ano apenas oito barcos tinham sido desviados no Golfo de �den, que liga a Europa ao Oceano �ndico, mas o ano passado haviam sido desviadas dezenas de embarca��es e obtidos milh�es de euros em resgates.

Hoje de manh� coube a vez ao "Maersk Alabama", que ia a caminho do porto queniano de Momba�a, quando o mais pr�ximo vaso de guerra da Armada dos Estados Unidos se encontrava a cerca de 300 milhas n�uticas.

Ainda na ter�a-feira a Armada norte-americana avisara os seus homens de que os piratas somalis chegavam agora a actuar a centenas de milhas das costas do Corno de �frica, perante a impot�ncia de toda a for�a internacional enviada o ano passado para o �ndico a fim de impedir estes ataques.

"Os piratas v�o sempre aonde n�s n�o estamos. Procuram alvos onde se verifique uma presen�a limitada da coliga��o", explica um documento militar norte-americano citado pela CNN.

A coliga��o actua essencialmente nas �guas do Golfo de �den, entre o I�men e a parte setentrional da Som�lia, enquanto os piratas come�am agora a mover-se muito mais a sul, num aut�ntico jogo do gato e do rato.

A recomenda��o do Gabinete de Liga��o Mar�tima do Departamento norte-americano de Transportes � que os navios que costumam passar ao largo da Som�lia e do Qu�nia se desviem para leste das Seychelles e de Madag�scar, numa tentativa de ficarem mais fora do alcance da cada vez mais sofisticada pirataria somali.;

O Pent�gono anunciou que os piratas t�m nesta altura em seu poder 15 navios ao largo da costa.

Sexto navio apresado numa semana.

Os 21 tripulantes norte-americanos do cargueiro tomado pelos piratas somalis est�o bem.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir