Categoria Economia  Noticia Atualizada em 09-04-2009

Premiê japonês propõe novo modelo de crescimento diante
O primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, revelou hoje um grande plano de investimentos com o horizonte de 2020 para criar 4 milhões de empregos
Premiê japonês propõe novo modelo de crescimento diante
Foto: economico.sapo.pt

Tóquio, 9 abr (EFE).- O primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, revelou hoje um grande plano de investimentos com o horizonte de 2020 para criar 4 milhões de empregos no Japão e mudar o modelo de crescimento, com o objetivo de sair da crise econômica.

"Com a atual crise, não parece realista voltar ao anterior sistema de crescimento baseado nas exportações", disse Aso, no que chamou de "aposta em um novo modelo".

O primeiro-ministro anunciou hoje, em entrevista coletiva, um ambicioso plano de desenvolvimento econômico que elevará o Produto Interno Bruto (PIB) da segunda economia mundial em 120 trilhões de ienes até 2020 (US$ 1,2 trilhão, correspondente a 24% do PIB atual).

Este plano a longo prazo é anunciado um dia antes de o Governo detalhar um terceiro pacote de estímulo fiscal no valor de 15 trilhões de ienes (US$ 150 bilhões) para aumentar o Orçamento de 2009.

Com a estratégia de crescimento apresentada hoje, Aso pretende criar 4 milhões de empregos através de planos de eficiência energética, focalizados nas energias renováveis, especialmente na solar e de melhora dos serviços aos mais velhos, assim como em reforçar a imagem exterior do Japão.

O premiê revelou hoje um plano de investimentos que pretende "duplicar a economia" do continente asiático até 2020 através de investimentos em infraestruturas e programas para aumentar a renda 'per capita', com o objetivo de aumentar o consumo.

Aso, que enfrenta uma grande crise de popularidade após sete meses no cargo, voltou descartar que vá convocar eleições antecipadas, como pede a oposição, e adotou um ativo papel diante da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) deste domingo, na Tailândia. EFE
Premiê japonês propõe novo modelo de crescimento diante da crise.

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir