Categoria Policia  Noticia Atualizada em 10-04-2009

Soldado da Legião Estrangeira é preso no Chade acusado de matar colegas
Mapa mostra onde fica o Chade
Soldado da Legião Estrangeira é preso no Chade acusado de matar colegas
Foto: Arte/G1

Um legionário francês foi preso nesta quinta-feira (9) no Chade, suspeito de matar quatro pessoas no início da semana. Segundo a agência de notícias France Presse (AFP), o soldado é de origem brasileira, se chama Josafá da Silva e tem um irmão que também serve na Legião Estrangeira no país africano.

O soldado foi preso por militares do Chade a 10 km de Abeche, onde ocorreu o crime. Ele foi vencido pela sede e pela fome na região desértica e tentou se disfarçar de civil em Arkou, segundo o Ministério do Interior da França, que diz que ele foi encontrado "são e salvo".

O site do Ministério francês da Defesa publicou uma nota sobre a prisão, mas se refere ao suspeito apenas como "legionário francês". O G1 entrou em contato com o Minurcat, missão da ONU para o país africano, que confirmou a prisão, mas disse não poder confirmar a identidade ou origem do suspeito.

Segundo a AFP, o brasileiro Josafá da Silva tem 27 anos e é um soldado de segunda classe da legião. O jornal francês "Le Figaro" também traz a informação de que o suspeito é de origem brasileira, diz que ele chegou ao Chade há dois meses e conta que ele havia tido problemas psicológicos anteriormente.

Ele havia fugido na terça-feira (7), após matar dois outros legionários em atividade no Chade, um soldado do Togo e um civil. O Ministério de Interior do Chade diz que vai abrir um questionamento judiciário para determinar se ele vai ser julgado pelas leis francesas ou do próprio Chade.

Soldado da Legião Estrangeira é preso no Chade acusado de matar colegas
Segundo a agência France Presse, o suspeito é brasileiro e tem 27 anos.
O jornal "Le Figaro" diz que ele tinha problemas psicológicos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir