Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-04-2009

Obama vê sinais de esperança na economia dos EUA
Presidente americano afirmou que começa a enxergar progresso
Obama vê sinais de esperança na economia dos EUA
Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta sexta-feira (10) que vê "sinais de esperança" na economia do país, mas que o desempenho ainda está sob "estresse severo".

"Ainda temos muito trabalho a fazer", disse Obama a jornalistas depois de uma reunião com autoridades econômicas e financeiras na Casa Branca. "Estamos começando a ver progresso".

Tendência de alta

O presidente americano disse que existe um tendência significativa de crescimento no número de mutuários que procuram refinanciar suas hipotecas, o que pode colocar mais dinheiro em circulação. Ele também disse que existe um aumento de 20% de demanda em programas voltados para as pequenas empresas, que "estão começando a obter recursos", segundo ele.

No entanto, Obama alertou para o alto nível de desemprego do país - que atingiu 8,5% em março - e reforçou a necessidade de continuar com as ações de estímulo à economia.

"Nós estamos começando a ver progresso", declarou Obama, "e se não nos encolhermos diante das dificuldades, estou absolutamente convencido que nós iremos colocar a economia de volta no caminho", concluiu o presidente.

Encontro

Obama se reuniu hoje com o secretário do Tesouro, Timothy Geithner; o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke; o responsável da Comissão Federal de Seguros de Depósitos, Sheila Bair, e a presidente da Comissão de Valores, Mary Schapiro.

O presidente e sua equipe analisaram os últimos esforços governamentais para estimular a economia e estabilizar o setor financeiro, assim como a situação do setor imobiliário e o programa para adquirir ativos tóxicos do balanço dos bancos.

Obama vê sinais de esperança na economia dos EUA. Presidente americano afirmou que começa a enxergar progresso.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir