Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-04-2009

Filho de líder comunista ainda espera indenização
Gregório Bezerra foi personagem da Intentona Comunista de 1935
Filho de líder comunista ainda espera indenização

A família de Gregório Bezerra (1900-1982), líder comunista e ex-deputado federal pelo PCB, jamais recebeu qualquer reparação econômica da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, ao contrário de contemporâneos famosos como Luiz Carlos Prestes - com quem dividiu cela no Presídio Frei Caneca -, Miguel Arraes, Carlos Lamarca e Carlos Marighella.

Em novembro de 2007, a família conseguiu que ele recebesse da comissão o título de anistiado político, mas sem direito a indenização.

O único filho vivo de Bezerra, Jurandir, também perseguido político no regime militar, vive em um conjunto habitacional, na Grande Recife, com o salário de servidor aposentado da prefeitura da capital pernambucana. "Não digo quanto ganho para não ofender sua sensibilidade", brincou. Jurandir prepara-se para recorrer à comissão pedindo indenização. Se não for atendido, entrará na Justiça.
O presidente da comissão, Paulo Abrão, disse que o pedido de reparação não foi atendido porque a Lei 10.559 veda o pagamento a sucessores, a não ser que sejam dependentes do perseguido político.

"Infelizmente, nem o Gregório, que tinha todo o direito de ser ressarcido pelo que sofreu, nem sua viúva fizeram o pedido. Quanto ao recurso, a família perdeu o prazo." Mesmo assim, Abrão afirmou que vai esperar o recurso para analisá-lo.

Personagem da chamada Intentona Comunista de 1935, quando, como sargento do Exército, sublevou-se em apoio a Prestes, Gregório Bezerra foi um dos mais conhecidos líderes comunistas brasileiros. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Filho de líder comunista ainda espera indenização. Gregório Bezerra foi personagem da Intentona Comunista de 1935.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir