Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-04-2009

Brasileiros narram drama do terremoto
Jogadores brasileiros de futsal chegaram neste domingo a S�o Paulo
Brasileiros narram drama do terremoto
Foto: Ligia Guimar�es/G1

"Faz uma semana que eu n�o durmo", disse ao desembarcar em S�o Paulo neste domingo (12) o jogador de futebol de sal�o Walter Muoio Filho, 24 anos. Ele mora na It�lia h� quatro anos e estava com outros seis brasileiros na casa que dividem na pequena cidade de Raiano, a 50 quil�metros de L��quila, quando os tremores come�aram.

A cidade de L��quila, a leste de Roma, foi atingida na �ltima segunda-feira (6) pelo maior terremoto em 30 anos na It�lia. Os abalos deixaram quase 300 mortos e cerca de 40 mil pessoas perderam suas casas.

Muoio Filho havia acabado de se deitar quando sentiu as paredes balan�ando. "Nem tive a rea��o de correr; comecei a orar porque pensei que ia morrer, fiquei esperando a morte", disse o jogador. Foi o medo causado pelos cont�nuos tremores que fez com que Walter e dois colegas pedissem aos dirigentes do clube Raiano, onde atuam, que fossem liberados para voltar para casa antes do fim do campeonato, que s� termina em maio.

Noite na pra�a

Depois do primeiro tremor, na segunda-feira, os rapazes sa�ram correndo de casa para dormir na pra�a da cidade, onde segundo eles, estavam reunidos quase todos os 3 mil habitantes de Raiano.

"Est�vamos em sete no apartamento e sentimos a cidade balan�ar por uns 20 segundos", diz Marcelo. Desde ent�o, eles n�o voltaram mais a dormir no im�vel,que foi interditado pela Defesa Civil. "S� volt�vamos para cozinhar alguma coisa bem r�pido de dia e sa�amos de novo. Nem com�amos direito", diz.

"Pegamos len�ol, laptop e fomos dormir na rua. Todo mundo levou computador. Parecia uma lan house na pra�a", disse Marcelo, que tamb�m usou seu pr�prio computador para manter a comunica��o com a fam�lia e mostrar as imagens do local pela webcam.

"N�s nos revez�vamos para falar com o Walter o tempo todo e mant�-lo acordado: eu, a m�e e a namorada dele", conta o pai do jogador, Walter Muoio. Sua m�e, Denise Schmitbauer Muoio, se diz aliviada pelo fim da semana de ang�stia.

"Teve uma hora em que eu disse �eu quero voc� vivo, n�o importa o sonho de jogador de futebol�".

Nos dias seguintes ao primeiro tremor, os jovens improvisaram os locais para descansar: dormiam em carros e no vesti�rio do clube onde treinavam.

"A gente revezava para sempre um ficar acordado e avisar caso sentisse alguma coisa", diz Walter.

Segundo Marcelo, mais tr�s de seus colegas brasileiros permaneceram na It�lia. Mudaram, no entanto, para outra cidade onde o riscos de novo tremor � mais remoto. "N�o deixaram ficar na casa mais, porque tem o risco de desabar", diz.

Animados para rever os familiares e festejar o retorno para casa em seguran�a, os rapazes n�o sabem se retornar�o � It�lia para a pr�xima temporada da liga italiana de futebol de sal�o.

"Vamos ver. Se os terremotos pararem, quem sabe? Se n�o, a gente fica por aqui mesmo", diz Walter.

Brasileiros narram drama do terremoto. Jogadores brasileiros de futsal chegaram neste domingo a S�o Paulo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir