Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-04-2009

Escritor conta por que gastamos cada vez mais com animais
Escritor americano explica por que gastamos cada vez mais dinheiro com nossos bichos de estima��o e o que isso revela do modo de vida atual
Escritor conta por que gastamos cada vez mais com animais
Foto: Divulga��o

Dar alimentos org�nicos, roupas caras e da moda e pagar um "personal trainer" para um animal de estima��o pode ser normal para quem tem um. O jornalista americano Michael Schaffer achava tudo isso exagerado, at� que adotou um cachorro da ra�a S�o Bernardo chamado Murphy. O c�o ficava muito nervoso e latia muito toda vez que ele e sua mulher sa�am de casa. Preocupado, Schaffer levou o animal ao veterin�rio, que diagnosticou "ansiedade de separa��o" e prescreveu um rem�dio. Foi a� que Schaffer notou como havia mudado seu conceito de at� onde podem ir os cuidados com os bichos de estima��o e decidiu entender melhor a rela��o que o homem tem com seus animais. No livro One Nation Under Dog (algo como "uma na��o sob o dom�nio do c�o"), lan�ado recentemente nos Estados Unidos, ele tenta explicar por que n�s tratamos nossos bichos de estima��o como beb�s.

�POCA � Por que o senhor decidiu escrever sobre a rela��o entre os homens e os bichos de estima��o?
Michael Schaffer � Quando minha mulher e eu compramos nosso cachorro, n�o sab�amos nada sobre esses animais. Come�amos a olhar as pessoas na nossa vizinhan�a e tentamos fazer exatamente as mesmas coisas que elas faziam. Ao mesmo tempo, minha fam�lia dizia que �ramos muito estranhos por estar fazendo tudo aquilo. Na minha cabe�a, o que est�vamos fazendo n�o era t�o estranho assim: est�vamos fazendo o que todos faziam. Compr�vamos comidas caras, porque est�vamos seguros de que isso era o melhor a ser feito para a nutri��o do cachorro. Levamos o c�o a um adestrador, porque como respons�veis n�o quer�amos que ele machucasse ningu�m enquanto andasse na rua. Minha fam�lia achou estranho, mas eu n�o. Como estudo a hist�ria das culturas, fiquei pensando que, quando a ideia do que � certo fazer muda muito rapidamente, � indica��o de que algo interessante est� mudando tamb�m na sociedade e isso deveria ser estudado. Quis ser a pessoa que faria isso.

�POCA � Por que decidiu comprar seu primeiro animal de estima��o?
Schaffer � Minha mulher e eu mor�vamos juntos e, como muita gente, pensamos que seria legal e n�o muito complicado ter um bicho de estima��o em casa. Muita gente mima demais seus bichos, sempre h� hist�rias de loucos que gastam dinheiro comprando roupas ou muito tempo cuidando dos animais. Apenas quer�amos ser normais, n�o loucos como essas pessoas.

�POCA � Antes de comprar seu cachorro, o senhor pensava como sua fam�lia, que acha estranho o modo como as pessoas tratam seus bichos?
Schaffer � Sim, e achava tamb�m que as pessoas eram muito consumistas. Mas, agora, n�o me sinto um. Sinto que tenho um animal que depende totalmente de mim. N�o sou do tipo que compra roupas da moda para o cachorro, mas quando quero comprar uma comida saud�vel, penso que � minha responsabilidade. Ocorre o mesmo quando compro comida saud�vel para minha filha.

�POCA � Por que sua opini�o sobre a melhor forma de tratar um animal mudou depois de o senhor ter seu c�o?
Schaffer � Passei muito tempo lendo sobre por que essa mudan�a de comportamento acontece, e conclu� que a forma como uma sociedade cuida de seus animais de estima��o � um reflexo de muitos aspectos de sua cultura e de sua hist�ria de uma sociedade. Por exemplo, no s�culo 19 em Paris, havia uma divis�o clara entre a burguesia rica e a classe proletariada muito pobre. E a burguesia desenvolveu h�bitos e rituais de como tratar os animais para manter sua distin��o em rela��o � classe trabalhadora. Para evitar que um prolet�rio pudesse sustentar um cachorro, a burguesia at� aumentou os impostos sobre a cria��o do animal.

�POCA � Mas como explicar o interesse das pessoas por bichos de estima��o nos dias atuais?
Schaffer � O que vemos nos �ltimos 30 ou 40 anos, nos Estados Unidos, � uma sociedade cada vez mais solit�ria. As pessoas se mudam o tempo todo, vivem em comunidades pequenas e fechadas, divorciam-se com mais facilidade e vivem longe de suas fam�lias. Elas est�o mais sozinhas e est�o usando os bichos de estima��o para suprir uma car�ncia que o contato com outros seres humanos n�o est� conseguindo suprir. Por causa disso, em vez de tratar seus bichos de estima��o apenas como animais, as pessoas est�o tratando como seus filhos.

�POCA � Isso quer dizer que as pessoas amam mais seus bichos do que os humanos?
Schaffer � As pessoas n�o amam mais seus animais do que os filhos, mas algumas os tratam da mesma forma. Isso acontece porque, atualmente, muita gente est� distante de uma vida agr�cola e quem vive em �reas urbanas nunca viu um cavalo ou um burro trabalhando. As pessoas t�m poucas experi�ncias com animais e por isso, n�o t�m outra imagem deles a n�o ser a de crian�as inocentes. Elas pensam em trat�-los bem e dar os cuidados que dariam a uma crian�a. Elas v�o fazer de tudo para salvar suas vidas, mesmo que tenham que gastar muito dinheiro. At� um tempo atr�s a medicina veterin�ria n�o era muito bem desenvolvida para bichos de estima��o, mas cuidava bem de vacas e animais de fazenda. N�o havia a possibilidade, por exemplo, de fazer uma quimioterapia em seu cachorro, como existe hoje.

�POCA � S� nos Estados Unidos as pessoas tratam os bichos como filhos?
Schaffer � Essa � uma caracter�stica do capitalismo, n�o s� dos Estados Unidos. H� algumas especificidades em como tratamos os bichos no Brasil, nos Estados Unidos, na Inglaterra ou no Jap�o. Mas essa quest�o de as pessoas poderem sustentar um bichinho � caracter�stica de uma sociedade pr�spera. Nos �ltimos cinco anos, a China e a �ndia, pela primeira vez, desenvolveram a ind�stria de animais de estima��o. E na �ndia ainda � uma pequena parte da popula��o que pode ter um animal. O novo grupo que est� comprando seus bichos mostra que � uma sociedade em muta��o.

�POCA � A forma como tratamos nossos bichos de estima��o est� mudando o modo de vida deles?
Schaffer � O nosso modo de vida mudou e mudou o dos animais tamb�m. Hoje, mais cachorros ficam sozinhos o tempo todo, e isso n�o � bom para eles, que s�o animais soci�veis, gostam de companhia. Mas eles est�o tendo que se acostumar a isso. Quem trabalha fora o dia todo n�o deveria ter um cachorro, mas as pessoas querem ter e tentam comprar produtos para ajudar a fazer companhia para os bichos.

�POCA � Por que as pessoas compram bichos se passam t�o pouco tempo com eles?
Schaffer � Quem vive nos pa�ses desenvolvidos, como os americanos, passa muito tempo trabalhando fora de casa. � a mesma rela��o que se t�m com os filhos. As pessoas n�o passam muito tempo com seus filhos, nem com seus bichos.

Escritor conta por que gastamos cada vez mais com animais. Escritor americano explica por que gastamos cada vez mais dinheiro com nossos bichos de estima��o e o que isso revela do modo de vida atual.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir