Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-04-2009

Governo chama prefeitos para discutir socorro
Os administradores dos 5.564 munic�pios do Pa�s esperam ansiosos pelo an�ncio hoje de um pacote de socorro do governo federal.
Governo chama prefeitos para discutir socorro
Foto: Di�rio do Par�

Os administradores dos 5.564 munic�pios do Pa�s esperam ansiosos pelo an�ncio hoje de um pacote de socorro do governo federal. Representantes das entidades que re�nem as prefeituras, entre elas a Confedera��o Nacional de Munic�pios (CNM), foram chamados pela equipe do ministro das Rela��es Institucionais, Jos� M�cio Monteiro, para uma reuni�o ao meio-dia no Centro Cultural Banco do Brasil, sede provis�ria do governo federal durante reforma do Pal�cio do Planalto.

"Vamos ver se finalmente amanh� (hoje) o governo anuncia alguma coisa . N�o sei onde v�o mexer, mas algo tem de ser feito, pois a situa��o da crise � grave", afirmou ontem o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Na semana passada, a equipe econ�mica, pressionada pelo presidente Luiz In�cio Lula da Silva, sinalizou com a possibilidade de liberar R$ 1,2 bilh�o do Or�amento para os munic�pios mais pobres. O valor corresponde ao montante que 1.367 cidades perderam, nos tr�s primeiros meses deste ano, com a queda dos repasses federais relativos ao Fundo de Participa��o dos Munic�pios (FPM). A ideia do governo � privilegiar prefeituras que tenham mais de 50% de sua receita proveniente do FPM.

Cerca de 700 prefeitos estiveram, tamb�m na semana passada, em Bras�lia, pressionando por medidas para socorrer os cofres dos munic�pios. "A situa��o j� � grave, mas pode se tornar ainda mais aguda a partir de junho. Algo tem de ser feito", repetiu Ziulkoski, animado com o convite para viajar a Bras�lia hoje.

A miss�o de "administrar" as queixas dos prefeitos � de M�cio, que chegou a admitir que entre as medidas de maior impacto estudadas pelo governo est� a exclus�o dos d�bitos com mais de cinco anos dos munic�pios com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse acerto de contas �, na verdade, a principal reivindica��o dos prefeitos para aliviar o rombo provocado com a diminui��o da receita. As informa��es s�o do jornal O Estado de S. Paulo.

Governo chama prefeitos para discutir socorro.

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir