Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 13-04-2009

Adolescente entediado admite criação de pragas para o Twit
Perfis infectados espalham spam; problema ainda persiste. Jovem de 17 anos, dos EUA, foi o responsável pelos ataques.
Adolescente entediado admite criação de pragas para o Twit
Foto: Info Abril

O jovem Michael "Mikeyy" Mooney, 17, admitiu ter espalhado no Twitter pragas virtuais que atormentaram os usuários do serviço de microblog durante o final de semana. Ao site de tecnologia "Cnet", o adolescente do Brooklyn (Nova York) disse que criou os códigos porque estava entediado e queria chamar atenção para a falha de segurança na rede social.

Nesta segunda (13), um comunicado divulgado pela equipe do Twitter diz: "estamos resolvendo uma nova manifestação do ataque. Nenhuma informação pessoal está comprometida". O site não deu mais detalhes sobre essa nova onda de ataques.

A primeira praga, identificada no sábado, fazia com que os perfis infectados espalhassem um link que direcionava os internautas ao site Stalk Daily. O segundo código malicioso atacou no domingo, depois de o Twitter divulgar uma mensagem dizendo que já tinha tomado as medidas para consertar as falhas. Neste segundo caso, os perfis contaminados distribuíam, involuntariamente, mensagens como "Mikkey is done" ("Mikkey já acabou") e "Twitter please fix this, regards Mikeyy" ("Twitter, por favor conserte isso, atenciosamente Mikeyy").

"Só refleti sobre o que havia feito depois. Basicamente, realizei o ataque porque estava entediado. Não pensei que o Twitter ia consertar a falha em pouco tempo, mas também não imaginei que as mensagens iam se espalhar de maneira tão rápida", disse o jovem à "Cnet"
O estudante do colegial, que pretende trabalhar como analista de segurança, afirmou que cria códigos maliciosos há cerca de três anos. Segundo ele, essas pragas não são desenvolvidas para causar destruição. "A minha história com o Twitter acabou. Já atraí atenção demais recentemente", disse o jovem, que não pretende criar mais pragas.
Resposta

Em um post divulgado no domingo, a equipe do Twitter reforçou que o ataque não compromete a segurança de dados pessoais dos usuários, como senhas, números de telefone e outras informações sigilosas.

"A praga inserida no Twitter neste final de semana é parecida com o código Samy, que se espalhou pelo MySpace há algum tempo. Na ocasião, o MySpace processou o criador do vírus. Levamos a segurança muito a sério e vamos tomar as medidas necessárias", diz o post, sem especificar se Mooney responderá na Justiça por suas ações.

No sábado, diz, cerca de cem perfis foram infectados. Já no domingo, os responsáveis pela página removeram cerca de 10 mil twitts (mensagens) publicadas pelo código malicioso do jovem norte-americano. Ainda não há detalhes sobre a nova onda de ataques, divulgada nesta segunda-feira.

Altieres Rohr, colunista especializado em segurança do G1, afirma não se tratar de um vírus, porque a praga não infecta o computador das vítimas. "É bem provável que o golpe não tenha conseguido roubar as senhas de quem foi afetado, porque, segundo as informações divulgadas até agora, ele parece usar a sessão logada do internauta para fazer as alterações. Mesmo assim, é melhor prevenir futuros problemas alterando a senha, e também as informações de nome e URL alteradas pelo código no perfil do Twitter."
Vítimas

Usuários brasileiros também foram atacados. "Apaguei as twittadas do link StalkDaily. Eles mudaram algumas coisas no meu perfil, mas eu já arrumei de volta" e "cuidado aí, moçada, um *** acaba de invadir minha conta no Twitter e publicar um tweet, um tal de Mikeyy. Troque a senha", foram algumas das mensagens postadas no Twitter no domingo. Em muitos casos, os internautas simplesmente repassaram a informação da praga no serviço de microblog.

O escritor e cineasta Yuri Vieira, 37, percebeu que seu perfil havia sido atacado no domingo pela manhã. Além da publicação de uma mensagem não-autorizada ("Mikkey is done"), a aparência de sua página foi modificada – tanto a imagem de fundo quanto a configuração de texto, links e barra lateral. No lugar de seu nome, entrou a palavra Mikkey, e um texto em javascript apareceu em sua descrição.

"Fiquei com receio de não conseguir retomar a conta e de ver alguém publicando em meu nome, mas isso não ocorreu", contou Vieira ao G1. "Não que eu não confie mais no site, porque sei que irão melhorar a segurança, mas vou tomar mais cuidado ao visitar perfis de desconhecidos enquanto durar o ataque", explicou o internauta. Ele alterou sua senha e apagou todos os vestígios da nova configuração.

Adolescente 'entediado' admite criação de pragas para o Twitter.

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir