Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-04-2009

Jornalista iraniano-americana é julgada por espionagem em Teerã
(2003) Roxana trabalha em Teerã
Jornalista iraniano-americana é julgada por espionagem em Teerã
Foto: AFP

TEERí (AFP) — O julgamento da jornalista iraniano-americana Roxana Saberi, detida em Teerã desde o fim de janeiro e acusada de espionagem em favor dos Estados Unidos, começou nesta segunda-feira, apesar dos gestos de abertura política do governo de Barack Obama.

"O primeiro dia do processo aconteceu ontem (segunda-feira) e a jornalista foi autorizada a falar no tribunal para sua defensa", declarou nesta terça-feira o porta-voz do poder judiciário, Ali Reza Jamshidi.

Ele confirmou que Saberi foi acusada de espionagem em favor dos Estados Unidos e anunciou que o veredicto deve ser divulgado dentro de uma ou duas semanas.

O julgamento acontece apesar da abertura diplomática do presidente Barack Obama e da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, em relação ao Irã.

Hillary informou no fim de março que uma delegação americana entregou a uma delegação iraniana uma carta com o pedido de libertação para três americanos detidos no Irã, incluindo Roxana Saberi, durante a conferência sobre o Afeganistão em Haia.

O porta-voz da chancelaria iraniana, Hassan Ghashghavi, negou uma reunião e que a carta tenha sido entregue pelos americanos.

Roxana Saberi, 31 anos, tem dupla cidadania, mas o governo do Irã não reconhece o princípio de duas nacionalidades.

A jornalista, colaboradora da rádio pública americana NPR, da BBC britânica e do canal de televisão americano Fox News, foi detida inicialmente por comprar bebida alcoolica, o que é proibido na República Islâmica.

Jornalista iraniano-americana é julgada por espionagem em Teerã.

(2003) Roxana trabalha em Teerã


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir