No inÃcio do mês a Justiça suspendeu a liminar que isentava a Souza Cruz de veicular nas embalagens de cigarros imagens novas e bem mais chocantes sobre os males causados pelo fumo. Preocupado com a imagem aà do lado? Então dá só uma olhada nas que vêm a seguir:


Eu nunca fumei, sou, portanto, suspeito para falar. Fico imaginando, porém, o que deve passar na cabeça de um fumante quando puxa seu maço de cigarros, decorado com uma dessas sugestivas e inocentes imagens, para mais uma rodada de prazer. Será que ele olha a imagem enquanto solta suas baforadas? Será que cobre a imagem com alguma outra menos incômoda? Não sei. Também não sei por que as pessoas fumam, tendo consciência do mal que o cigarro lhes faz. Não sei mesmo que efeito essas imagens podem fazer sobre os fumantes. A mim, me assustam e causam preocupação.
O que posso dizer é que se a Souza Cruz tentou impedir a veiculação de imagens tão singelas em seus produtos é porque algum efeito elas podem produzir sobre seus consumidores; bom para eles, mas prejudicial para as vendas do produto. Não sei se existem estatÃsticas sobre isso. Talvez o Ministério da Saúde as tenha. Ser fumante está cada dia mais difÃcil, tal o cerco que vem se fechando sobre eles. O estado de São Paulo, por exemplo, acabou de aprovar a lei antifumo mais restritiva do paÃs. Lá, não poderá mais haver fumódromos dentro de empresas; restaurantes não poderão mais ter alas para fumantes; bares terão de aposentar seus cinzeiros e hotéis passarão a fiscalizar seus hóspedes. Quer dizer, quem quiser dar suas baforadas terá de fazê-lo ao ar livre, desde que não esteja debaixo de uma marquise. Meu pai dizia que parar de fumar era fácil, tanto que ele já havia perdido a conta de quantas vezes havia parado. Assustado, parou por poucos dias, não o suficiente para salvá-lo da morte por AVC, causada pelos excessivos anos de baforadas.
Gostaria mesmo de saber é o que os fumantes pensam a respeito disso. Com a palavra vocês, fumantes.
Visite meu blog: www.blogdopaulista.blogspot.com
Fonte: O Autor
|