Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 14-04-2009

CAIXINHAS DECORATIVAS
No in�cio do m�s a Justi�a suspendeu a liminar que isentava a Souza Cruz de veicular nas embalagens de cigarros...
CAIXINHAS DECORATIVAS
Foto: Pauli Araujo

No in�cio do m�s a Justi�a suspendeu a liminar que isentava a Souza Cruz de veicular nas embalagens de cigarros imagens novas e bem mais chocantes sobre os males causados pelo fumo. Preocupado com a imagem a� do lado? Ent�o d� s� uma olhada nas que v�m a seguir:





Eu nunca fumei, sou, portanto, suspeito para falar. Fico imaginando, por�m, o que deve passar na cabe�a de um fumante quando puxa seu ma�o de cigarros, decorado com uma dessas sugestivas e inocentes imagens, para mais uma rodada de prazer. Ser� que ele olha a imagem enquanto solta suas baforadas? Ser� que cobre a imagem com alguma outra menos inc�moda? N�o sei. Tamb�m n�o sei por que as pessoas fumam, tendo consci�ncia do mal que o cigarro lhes faz. N�o sei mesmo que efeito essas imagens podem fazer sobre os fumantes. A mim, me assustam e causam preocupa��o.

O que posso dizer � que se a Souza Cruz tentou impedir a veicula��o de imagens t�o singelas em seus produtos � porque algum efeito elas podem produzir sobre seus consumidores; bom para eles, mas prejudicial para as vendas do produto. N�o sei se existem estat�sticas sobre isso. Talvez o Minist�rio da Sa�de as tenha. Ser fumante est� cada dia mais dif�cil, tal o cerco que vem se fechando sobre eles. O estado de S�o Paulo, por exemplo, acabou de aprovar a lei antifumo mais restritiva do pa�s. L�, n�o poder� mais haver fum�dromos dentro de empresas; restaurantes n�o poder�o mais ter alas para fumantes; bares ter�o de aposentar seus cinzeiros e hot�is passar�o a fiscalizar seus h�spedes. Quer dizer, quem quiser dar suas baforadas ter� de faz�-lo ao ar livre, desde que n�o esteja debaixo de uma marquise. Meu pai dizia que parar de fumar era f�cil, tanto que ele j� havia perdido a conta de quantas vezes havia parado. Assustado, parou por poucos dias, n�o o suficiente para salv�-lo da morte por AVC, causada pelos excessivos anos de baforadas.

Gostaria mesmo de saber � o que os fumantes pensam a respeito disso. Com a palavra voc�s, fumantes.

Visite meu blog: www.blogdopaulista.blogspot.com


    Fonte: O Autor
 
Por:  Paulo Araujo    |      Imprimir