Categoria Economia  Noticia Atualizada em 14-04-2009

Recessão nos EUA parece estar se amenizando, diz Bernanke
Em discurso preparado para esta tarde, presidente do Fed se diz 'fundamentalmente otimista' com economia
Recessão nos EUA parece estar se amenizando, diz Bernanke
Foto: Abril

WASHINGTON - O presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, indicou que a recessão norte-americana que já dura 16 meses pode estar se amenizando e disse estar "fundamentalmente otimista" em relação às perspectivas para a economia no longo prazo.

"Recentemente, vimos sinais preliminares de que a forte queda da atividade econômica pode estar perdendo força", segundo discurso preparado que Bernanke fará mais tarde em evento em Atlanta. O jornal USA Today divulgou partes do discurso. Ele citou especificamente os dados recentes sobre residências, gastos com consumo e vendas de veículos novos para indicar que a recessão está diminuindo.

Bernanke também observou que, apesar os esforços extraordinários que o Fed está tomando para sustentar os mercados financeiros e a economia, não ignorou a inflação. O Fed "leva sua obrigação de garantir a estabilidade dos preços de modo extremamente sério", disse Bernanke, segundo discurso preparado para evento mais tarde em Atlanta. O jornal USA Today divulgou partes do discurso.

A estabilidade dos preços não implica necessariamente que a inflação é zero e Bernanke acrescentou que a maior parte das autoridades do Fed gostaria de ver a taxa anual de inflação próxima a 2% no longo prazo. "Agora, em consequência do enfraquecimento das condições econômicas aqui e no mundo, a inflação tem estado abaixo disso e nossa melhor projeção é de que a inflação permanecerá um baixa por algum tempo".

Ele sinalizou ainda que as autoridades estão cientes da necessidade de uma estratégia para quando a economia melhorar. As autoridades do Fed, disse Bernanke, "estão totalmente comprometidas em tomar as medidas necessárias para retirar, no momento correto, o apoio extraordinário que está sendo oferecido nesse momento para a economia e estão confiantes em nossa habilidade para fazê-lo".

Recessão nos EUA parece estar se amenizando, diz Bernanke.

Fonte: Estadão
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir