Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-04-2009

3º dia de greve, trens voltam a operar em esquema especial
Maquinistas decidiram manter paralisação na noite de terça (14).
3º dia de greve, trens voltam a operar em esquema especial
Foto: Domingos Peixoto/ Ag. O Globo

Os trens voltaram a operar em esquema especial na manhã desta quarta-feira (15), no terceiro dia de greve dos maquinistas no Rio. Na noite de terça (14), os grevistas decidiram manter a paralisação.

Confira abaixo os intervalos dos ramais, de acordo com informações da SuperVia, concessionária do transporte no Rio.

Ramal Japeri: intervalos de 15 minutos.
Ramal Santa Cruz: intervalos de 15 minutos.
Ramal Deodoro: intervalos de 8 minutos.
Ramal Belford Roxo: intervalos de 30 minutos.
Ramal Saracuruna: intervalos de 30 minutos.

De acordo com a SuperVia, não há registro de tumulto nas estações nesta manhã.

Ferroviários vão manter greve

Em greve há dois dias, os ferroviários informaram na noite de terça, que vão manter a paralisação no Rio de Janeiro por tempo indeterminado. As informações são do Sindicato dos Ferroviários. Segundo o presidente do sindicato, Walmir de Lemos, a decisão foi anunciada em assembleia realizada em Deodoro, na Zona Oeste.

No encontro, segundo o sindicato, foram discutidos novos avanços das negociações com o secretário de Transportes, Júlio Lopes, e com a SuperVia.

Na tarde de terça, representantes do Sindicato dos Ferroviários se reuniram com os diretores da SuperVia. A empresa analisou as reivindicações da categoria, entre elas a segurança dos trabalhadores. O documento foi levado para a assembleia.

Em nota oficial, a SuperVia informou que o último trem deixou a Central do Brasil, excepcionalmente, às 21h de terça, por falta de funcionários. Segundo a empresa, normalmente, a interrupção dos serviços ocorre às 22h30.

Sindicato terá que pagar multa

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, nesta terça-feira (14), que o Sindicato dos Ferroviários terá que pagar uma multa de R$ 50 mil por descumprir a liminar do órgão, que previa que 60% do efetivo de maquinistas nos horários de pico.

O presidente do sindicato informou mais cedo que o sindicato não cumpriu a liminar porque a SuperVia, não apresentou uma tabela, que teria informações sobre o total de profissionais da empresa e quem estaria apto a participar da escala especial.

No entanto, segundo o TRT, a desembargadora Glória Regina Ferreira Mello não condicionou o cumprimento da liminar com a entrega da tabela.

Lemos disse, no início da tarde, que vai recorrer da decisão da Justiça porque, para ele, havia maquinistas suficientes para trabalhar, mas a SuperVia não teria dispobinilizado trens.

3º dia de greve, trens voltam a operar em esquema especial. Maquinistas decidiram manter paralisação na noite de terça (14).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir