Categoria Economia  Noticia Atualizada em 17-04-2009

Mantega diz que brasileiros têm que se acostumar com juros
Rentabilidade da poupança não pode mais ser a mesma de antes, disse.
Mantega diz que brasileiros têm que se acostumar com juros
Foto: http://www.estadao.com.br

Jeferson Ribeiro

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou nesta quinta-feira (16), após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que o governo está estudando mudanças na caderneta de poupança e que os brasileiros terão que se acostumar com juros mais baixos e uma rentabilidade menor da poupança. Contudo, assim como Lula, que comentou o tema mais cedo, ele não deu detalhes sobre a posição do governo.

"Existem varias hipóteses. Qual é o dilema do governo? As taxas de juros estão caindo no país, então você não pode ter apenas um taxa que não cai e todas as outras caindo, porque chega uma hora que nós temos que nos acostumar no Brasil com taxas de juros menores. O mundo todo hoje está vivendo com taxas de juros menores. Então, a poupança era uma remuneração boa quando se tinha a selic em 13%, por exemplo, e a poupança remunerava 6,5%, 7% só que a selic está caindo e daqui a pouco a selic vai encostar na poupança", disse o ministro.

Mantega voltou a dizer que o temor do governo é que grandes investidores deixem as aplicações de renda fixa e migrem para a poupança por sua garantia de rentabilidade, hoje fixada em 6% mais a TR (Taxa de Referência). Isso diminuiria os recursos disponíveis nos bancos para financiamentos empresariais.

O objetivo do governo, segundo Mantega, é reduzir a rentabilidade da poupança para que ela não se torne tão atraente para quem tem grandes somas em dinheiro para investir ou economizar.

"Nós vamos fazer algum ajuste. Mas, o presidente já determinou que todos os pequenos investidores, e 95% das cadernetas são de pequenos investidores, sejam preservados e que continuem dando rentabilidade. É claro que não pode ser a mesma [rentabilidade], senão não muda nada. Mas, isso ainda está em estudo e não temos posição definitiva e quando tivermos apresentaremos ao presidente e daí vamos anunciar", explicou.

Mantega tentou tranqüilizar os donos de cadernetas de poupanças. "Certamente nós faremos uma mudança que preserve o interesse da grande maioria dos poupadores, não há nada que temer em relação a isso. O governo vai continuar garantindo a poupança como um bom investimento, totalmente seguro e garantido e o pequeno investidor não vai ter nenhum prejuízo com isso", frisou.

Mantega diz que brasileiros têm que se acostumar com juros mais baixos
Rentabilidade da poupança não pode mais ser a mesma de antes, disse.
Ele afirmou que as mudanças ainda estão em estudo pelo governo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir