Categoria Educação  Noticia Atualizada em 17-04-2009

USP aprova mudanças na Fuvest
A pró-reitora de graduação da USP, Selma Garrido Pimenta, explica o novo formato da Fuvest
USP aprova mudanças na Fuvest
Foto: Ernani Coimbra/Assessoria de Imprensa da USP

Fernanda Calgaro

A Universidade de São Paulo (USP) anunciou na tarde desta quinta-feira (16) mudanças no vestibular da Fuvest, o maior do país, que já passam a valer em 2010. As alterações foram aprovadas pelo Conselho de Graduação da universidade. A nota da primeira fase não será mais computada para a segunda fase. Essa segunda etapa passará a ser feita em três dias de provas para todos os candidatos.

"A preocupação da USP é valorizar os conteúdos de todas as disciplinas do ensino médio", disse a pró-reitora de graduação, Selma Garrido Pimenta. A justificativa para não levar em conta a nota da primeira fase é para dar chances iguais a todos os candidatos.

No documento que serviu de base para a discussão das mudanças, a motivação para fazer as alterações era beneficiar alunos de escola pública. No entanto, a pró-reitoria explicou nesta quinta-feira que o motivo é mais abrangente e que a USP pretende beneficiar a todos em geral.

"A inclusão dos alunos da rede pública temos conseguido pelo Inclusp [Programa de Inclusão Social]. No último vestibular, eles representam 30,1% dos ingressantes matriculados", disse. Houve cerca de 122 mil inscritos para 10.557 vagas.

"Entendemos que a primeira fase não é preditiva do desempenho do candidato na segunda fase. A finalidade da primeira fase será alterada e funcionará somente como um meio de progressão do candidato para a segunda fase".

A segunda fase terá três dias sendo que, no primeiro, terá uma prova de português com 10 questões discursivas e uma redação; no segundo dia, uma prova de 20 questões discursivas sobre as disciplinas do ensino médio (biologia, química, física, matemática, história, geografia e inglês); e o terceiro dia terá uma prova de 12 questões discursivas específicas da área elegida pelo vestibulando.

Segundo a pró-reitora de graduação, não haverá uma divisão entre as disciplinas nas 20 questões do segundo dia, que terão uma carga maior de interdisciplinariedade.

As 12 questões do terceiro dia poderão ser de duas ou três disciplinas, dependendo da escolha da unidade, como a Faculdade de Direito e a Escola Politécnica. Se forem duas disciplinas, serão seis questões para cada e, no caso de três disciplinas, quatro. Os três dias de prova terão pesos iguais na nota final.

A universidade diz que irá limitar a segunda fase a três dias de provas para atender a uma demanda dos próprios vestibulandos de que era muito estressante. Até o vestibular passado, o candidato poderia chegar a fazer até quatro dias de provas, dependendo da carreira escolhida. Não houve alteração no programa das matérias que serão cobradas. A novidade é que a disciplina de inglês será cobrada também na segunda fase.

Mesmo conteúdo


O modelo da primeira fase permanecerá como antes, com 90 questões de múltipla escolha de todas as disciplinas do ensino médio e o mesmo percentual de interdisciplinares, 10%.

O número de convocados para a etapa seguinte permanecerá sendo três vezes o número de vagas. Por exemplo, se um curso tiver 30 vagas, serão chamados para disputar a segunda fase 90 vestibulandos.

Os candidatos a uma vaga nos cursos de artes plásticas e música farão a prova de habilidades específicas antes da primeira fase. O exame de aptidão para aqueles que irão prestar arquitetura será depois da segunda fase.

"Continuaremos sendo exigentes na provas e premiando o mérito", disse a pró-reitora sobre o alto grau de dificuldade do vestibular.

Enem


A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continuará sendo usada e poderá representar até 20% do total da nota primeira fase. Isso vale tanto para alunos da rede pública como da particular e é calculado por meio de uma fórmula.

Também não haverá mudanças no Inclusp, que prevê bonificação extra de até 12% na nota dos alunos da rede pública. Por serem de escola púbica, já receberão um acréscimo de 3%. Há ainda bônus de até 3% de acordo com o desempenho no Programa de Avaliação Seriada (Pasusp) e 6% conforme o desempenho no Enem.

USP aprova mudanças na Fuvest
Nota da 1ª fase não será mais computada para a 2ª fase.
2ª fase terá conteúdo do ensino médio e específico da área escolhida.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir