Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-04-2009

Cúpula das Américas começa com foco em Cuba
Encontro ocorre em Trinidad e Tobago.
Cúpula das Américas começa com foco em Cuba
Foto: G1

Após apoiar a batalha mexicana contra os cartéis da droga, o presidente Barack Obama voa nesta sexta-feira (17) para Trinidad e Tobago, na América Central, para participar da Cúpula das Américas com o foco em Cuba.

O encontro de 34 países não tem participação da ilha de Castro por esta não ser considerada uma democracia. O aliado de Cuba Hugo Chávez afirmou nesta quinta-feira que não assinará o documento final da cúpula como forma de protesto pela não participação de Cuba.

Oficialmente, a questão de Cuba, que nunca participou dessas cúpulas (iniciadas em 1994), não consta da pauta, que será voltada para questões econômicas e energéticas. Mas os governos da região têm pedido ao presidente dos EUA que honre sua promessa de mudança, o que incluiria acabar com o embargo a Cuba em vigor há 47 anos -- e que acabou isolando mais os Estados Unidos do que o seu alvo original.

O ato de Obama nesta semana, que levantou as restrições a viagens e ao envio de remessas de cubano-americanos para a ilha, trouxe uma resposta sem precedentes de Havama. Raúl Castro ofereceu uma negociação sobre "todos os assuntos". Ao falar em um encontro sediado na Venezuela, Raúl Castro declarou: "Já falamos em particular e em público ao governo dos Estados Unidos que estamos dispostos a negociar tudo - direitos humos, liberdade de imprensa, prisioneiros políticos, tudo."

Após falar com Felipe Calderon durante uma parada no México, Obama disse aos repórteres que mais mudanças exigem uma mostra de Havana de que eles estão interessados em se abrir e afirmou saber que uma relação que está congelada há 50 anos não mudará da noite para o dia.

Cúpula das Américas começa com foco em Cuba
Encontro ocorre em Trinidad e Tobago.
Raúl Castro se disse disposto a "negociar tudo" com os EUA.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir