Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 22-04-2009

COMO FALAR EM PÚBLICO
Diversas pesquisas mostram que o medo de falar em público é maior do que a morte
COMO FALAR EM PÚBLICO

Ramon Barros

Diversas pesquisas mostram que o medo de falar em público é maior do que a morte, para as pessoas entrevistadas. Hoje em dia falar bem é um dos requisitos mais observados pelos gestores. Falar em público pode ser a sobrevivência de alguns profissionais em suas organizações. Por isso, estudar esta arte pode ser um diferencial na carreira e na vida pessoal de cada pessoa.

Todo ser humano tem condições de aprender a controlar o sistema nervoso e de se apresentar para um público pequeno, em uma reunião , por exemplo e para uma grande platéia. Controlar o sistema nervoso é bem mais fácil do que se pensa e inúmeros exercícios nos ajudam a vencer as limitações.

Problemas de dicção podem ser resolvidos com profissionais como fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista, que cuidam de diversos problemas que podem dificultar a fala.

Eles trabalham, às vezes em conjunto com dentistas, psicólogos, endocrinologistas, professores de canto e de oratória. Tudo para garantir que o profissional possa adquirir auto estima e encarar o público sem medo ou inibição.

Lembro-me das minhas primeiras apresentações: o medo, nervosismo, a secura na boca, mãos trêmulas, respiração acelerada. Excelentes o meu professor de teatro, fonoaudiólogo e outros profissionais que me ajudaram a vencer o medo e a inibição. Quando controlamos o sistema nervoso, e utilizamos a tensão em nosso favor, tudo muda radicalmente. Temos uma força e uma inspiração que é impossível de traduzir em palavras. Uma experiência pessoal de cada um mas que aos poucos vai se tornando um hábito e a cada nova experiência vamos ficando melhores, mais audaciosos, confiantes e começamos a despertar o interesse das pessoas que observam o um bom orador.

Além de se preparar, com cursos, treinamentos e todas as formas de trabalhar esta habilidade, vamos conhecer algumas dicas que se tornam importantíssimas para o profissional que precisa de falar bem em público:

Primeiro, lembre-se de que passar a impressão certa não basta: para ser efetiva, a impressão transmitida precisa corresponder à realidade. Mas todos nós já vimos apresentadores e palestrantes que dominam seu assunto mas não conseguem transmitir uma boa imagem sobre si próprios, o que acaba impedindo que eles comuniquem adequadamente a sua mensagem.

Para soar inteligente: diminua um pouco o ritmo da sua fala, para permitir-se selecionar as melhores opções de vocabulário ao mesmo tempo em que passa a imagem de reflexão.

Para demonstrar polidez: nunca responda perguntas com apenas "sim" ou "não". Forme frases completas: "Sim, eu o conheci em uma visita anterior", "Não, os dinossauros não coexistiram com o homo sapiens".

Para soar mais articulado: faça um esforço para pronunciar todos os fonemas de cada palavra, com atenção especial ao final de todas elas.

Evitar usar mal palavras como "coisa" e "tipo…"
Falar "hum", "éééé…", "bem" ou "né?" onde deveria haver apenas pausas
Evite gírias e palavras da moda.

Entenda as demandas de sua audiência, e satisfaça-as.

Domine o assunto sobre o qual irá falar - muitas pessoas se esquecem deste detalhe.
Você precisa ser ouvido. Fale em voz alta o suficiente, pratique antes com o microfone, faça o que for necessário para poder ser ouvido com conforto e sem esforço.

Treine com antecedência a sua atitude diante de perguntas do público, para não fazer como a maioria dos palestrantes de primeira viagem, que mandam logo um longo "Ééééééé…" de 15 segundos, seguido do insuportável "Veja bem". Comentar a pergunta em si, no estilo "Esta é uma ótima pergunta, e eu fico feliz que tenha surgido agora, porque ajuda a trazer o tema mais perto da realidade de vocês" é uma estratégia eficaz para ganhar os segundos que você precisa para concatenar em sua mente a resposta em si. Pratique para ser natural.


Fonte: O Autor
 
Por:  Ramon Barros    |      Imprimir