Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-04-2009

Por causa das chuvas, famílias vivem em parque de exposições
Já são mais de 20 mil desabrigados no Maranhão.
Por causa das chuvas, famílias vivem em parque de exposições
Foto: G1

Chuva forte desde o início do mês continua provocando estragos no Norte do país. No Maranhão, passam de 20 mil os desabrigados. Famílias estão vivendo em um parque de exposições de animais.

Em Pedreiras e Trizidela do Vale, são 1.300 famílias abrigadas em prédios públicos, porém , dormindo sem nenhuma proteção. O fornecimento de água e energia está cortado.

Já são 5.500 crianças sem aulas. O comércio, a principal atividade economia de Trizidela do Vale, está quase todo fechado. Sem previsão de quando a água do rio vai abaixar, a Defesa Civil promete distribuir nesta quarta-feira (22), remédios e alimentos à população atingida.

Não para de chover e a água sobe rápido. O Rio Mearim, que corta as cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras, a 300 km de São Luis, está quase sete metros acima do normal. Nas últimas 24 horas o nível aumentou em 30 centímetros. "Tem que tirar as coisas se não a gente perde", afirma um morador.

Vivendo num parque

Os abrigos não dão conta de comportar tanta gente. Cinquenta famílias estão vivendo em um parque de exposições de animais. "É o jeito. Aqui está melhor porque está seco", desabafa uma moradora.

Nesta quarta, a Defesa Civil e a polícia vão até o parque para tentar remover as famílias. Caso insistam em ficar terão que assinar um termo de responsabilidade.

Em Trizidela do Vale, além de faltar água potável as doenças para quem entra em contato com a água suja ameaçam as famílias.

Na cidade de Bacabal, a cheia também é uma ameaça. Em uma rua só os telhados aparecem. Em Pindaré, a prefeitura decretou estado de calamidade pública. Os moradores se arriscam em meio à inundação.

Vinte e duas mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Maranhão. "Está muito difícil porque está tudo cheio. Os meninos precisam ir para a escola, mas não tem canoa, não tem nada aqui", explica uma moradora.

Em São Luís, são as encostas dos morros que preocupam. A Defesa Civil mapeou 95 áreas se risco. Quem aceitou sair de casa está vivendo com amigos, parentes ou em abrigos públicos.
Amazonas

A situação no Amazonas também é crítica. Foi decretada situação de emergência em 62 municípios do estado.

Por causa das chuvas, famílias vivem em parque de exposições de animais
Já são mais de 20 mil desabrigados no Maranhão.
Abrigos não dão conta de receber desalojados.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir