Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-04-2009

Justiça da Venezuela expede ordem de prisão contra Rosales
Reprodução de imagem mostra o opositor Manuel Rosales falando ao canal Globovision
Justiça da Venezuela expede ordem de prisão contra Rosales
Foto: AFP

CARACAS, Venezuela (AFP) — O tribunal de Caracas ditou nesta quarta-feira "medida que priva de liberdade" o líder da oposição, Manuel Rosales, acusado de corrupção e que está atualmente em Lima, onde pediu asilo político.

Rosales, que pediu na terça-feira asilo político ao Peru, anunciou há pouco, em Lima, que dará prosseguimento à luta para "libertar" seu país das "mãos ensanguentadas do covarde presidente Hugo Chávez, cheias de ódio, manipulação e destruição".

"Hoje, com mais força e veemência, queremos dizer ao povo venezuelano que continuamos a luta", disse em uma entrevista divulgada pelo Canal N de televisão, em Lima.

"Estamos mais decididos a lutar, a enfrentar este regime totalitário, que pisoteia e esmaga a Constituição Bolivariana, que persegue os que foram eleitos governadores e prefeitos", acrescentou.

Rosales, candidato presidencial nas eleições de 2006, teve sua prisão provisória decretada pela justiça há um mês por enriquecimento ilícito quando era governador de Zulia. Ele alega que as acusações são mera perseguição política.

Omar Barboza, secretário-geral do "Um Novo Tempo" (social-democrata), anunciou em uma entrevista coletiva à imprensa na segunda-feira que a decisão do prefeito de solicitar asilo político obedece à intenção de "continuar percorrendo o caminho democrático", pois de outra forma Rosales teria que passar por uma situação de clandestinidade.

Justiça da Venezuela expede ordem de prisão contra Rosales.

Reprodução de imagem mostra o opositor Manuel Rosales falando ao canal Globovision.


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir